QUADROS SOLTOS
Primavera D’água
Eu nunca esperei tanto pela primavera...
A doce estação das flores, do sol, do clima mais ameno e suportável, a melhor
época do ano... Mas quando ela chegou, decepção. Céu carregado, nuvens
cinzentas e sem vida. A primavera veio, mas trouxe junto uma persistente chuva
de inverno, que ainda não cessou. É por isso que primeiro se deve resolver suas
pendências para depois começar algo novo.
Por que ele
desapareceu
Ele fazia de tudo para compreender
melhor a si mesmo e os seus arredores. Ele fazia questão de ir atrás de
respostas das perguntas que as pessoas nem sequer faziam, e ele foi. Mas quando
foi, voltou mudado. Não para pior, pelo contrário. Voltou mais sábio. Mas no
que voltou assim, pagou seu preço. Ele olha encarecidamente para os outros e
ninguém parece ser capaz de compreendê-lo. Ele fala a linguagem das estrelas,
as pessoas fazem pinturas rupestres. Ele finalmente entendeu que o preço da
inteligência... É a solidão.
Reciprocidade
Nós temos nossas dores. Talvez eu não
entenda as suas e talvez você não entenda as minhas, nem nós as compreendemos,
para falar a verdade... Mas eu quero dividir meus esforços contigo, porque sei
que por trás de qualquer tristeza existe uma pessoa maravilhosamente incrível
esperando para ser tocada. Eu sei que aí se esconde um coração gentil, humilde
e trabalhador e sei que você só está a procura de reciprocidade. Eu te quero
assim, do jeitinho que você é, se me quiseres assim, do jeitinho que eu sou...
Tenha Um Bom
Dia, Não!
Tenha um bom dia, não! Faça um bom dia
você mesmo! Porque pelas flores mortas que jazem sob teus pés a escolha faz-se
sua: pisoteá-las e tirar do próprio sangue, brumas e plumas, ou enterrá-las de
volta na esperança de que tudo melhore.
Ninguém Tem
Tempo
Ninguém tem tempo para ler nossas
poesias, ninguém tem tempo para estudar, compreender nossa língua, Ninguém tem
tempo para nos perguntar se precisamos de ajuda ou se necessitamos de
inspiração. Ninguém tem tempo para nada que não a fabricação de dinheiro.
Ninguém tem tempo para dizer que você é incrível... Eu também não tenho, mas eu
estou aqui, porque eu quero que você saiba que você vale muito, por todas as
suas qualidades, por todas as suas atitudes, por sua gentileza, por seu coração
de criança... E se ninguém te disse ainda, eu não me importo em ser o primeiro:
Você é perfeito! Simples, assim.
#EleNão
Ele Não, Ele Nunca. Eu continuo aqui,
esperando por uma pitada de calor que nos transporte para um Mundo de
Regeneração, onde os problemas sociais estão todos sábados e estes não são a
maior preocupação. Mas a cada dia que se passa e vejo mais e mais as pessoas se
aliando a ideias mirabolantemente perversas, talvez por preconceito enrustido,
talvez por falta de opção, eu sinto como se a humanidade estivesse cada vez
mais distante de alcançar algo na ordem de cooperação global... Talvez o povo
ainda tenha que sofrer bastante para aprender a lição.
Ou Você Se Ama,
Ou Você Está Morto
Ou você se ama, ou você está morto. A
língua, o senso de estética e o humor das outras pessoas, é algo do qual o
poder de mudar não está ao seu alcance. O que você pode mudar é a sua
autoconfiança e força de vontade. Muitas vezes o seu bem-estar e a sua
autoestima dependem disso! Não mudar o que outros querem que você mude,
simplesmente por não querer, é mudar a própria perspectiva, acolher e aceitar
sua imagem! Não é um caminho fácil a percorrer, a estrada é longa e
tortuosamente crítica, mas a recompensa é grande. Vale a pena.
Mal Acostumado
Basear-se em costumes é a pior coisa que
se pode fazer enquanto pessoa. Alguns viventes simplesmente recebem um bolo
estomacal pronto e não se questionam o porquê, nem se faz algum sentido. Apenas
aceitam como verdade porque "sempre foi assim" e querem que os outros
também persistam neste mesmo trajeto. Fato é que nunca ninguém estará mais
distante da verdade do que aquele que não questiona a si próprio nem o mundo ao
seu redor.
Homens de
Sucesso
Degrau a degrau, subo nas instâncias da
vida. Ao longo das lutas de espada e cortes por toda extensão da pele, vou
sangrando e me curando por conta própria. Mas subir não é satisfatório pra mim,
não quando todos os meus esforços passam batido pela percepção de vocês e não
quando tenho de fazer tudo sozinho... Quanto mais vou subindo, mais distante
fico. Mais solitário e distante me sinto e o buraco eu meu peito só vai
crescendo... O que eu preciso não é dinheiro, não é um carro, não é uma mansão,
não é um status diante dos outros... O que eu preciso é Amor.
Não Estou
Sozinho
Isso me faz sentir igual... O jeito como
você lida com suas dores, abençoando o mundo com sorrisos e gestos de puro amor
e carinho e respeito para com o próximo. O jeito como você me incentiva a
construir um futuro, mesmo quando as esperanças já se foram por água abaixo. O
jeito como você me trata, com importância e busca por compreensão... Isso me
faz sentir igual. De repente não me sinto mais sozinho, estou caminhando a
dois. É um dia de chuva, mas não importa, porque juntos, o banho é menos frio.
Me Perdoa
Me perdoa, meu amor, por estar tão cego
diante da tua gentileza, do teu carisma, da tua aparência... Me perdoa por
estar procurando incessantemente durante todos esses anos por alguém tão doce e
gentil e inteligente e trabalhador... Quando você apareceu, não consegui me
segurar, não teve como não me aproximar, não teve como não perguntar... Você é
para sair, ou você é para casar?
Formas De Sentir
A Deus
O ser humano é uma criatura
demasiadamente imperfeita, mas ainda assim, é agraciado com três distintas
formas de sentir a Deus. A primeira é pela vida, que parece ser impossível de
ter surgido por geração espontânea, mesmo pelos olhos da ciência. A segunda é
pela natureza do universo, tão grande e tão vasta que nem trilhões de
sociedades com os mais avançados softwares teriam conseguido codificar. E a
última é pelo amor, sentimento que quando bem administrado conduz ao objetivo
consensual de vida: a felicidade. Eu tenho bastantes coisas... tenho saúde,
vitalidade, sou jovem, tenho um corpo fascinante, descrito pelas proteínas
contidas em meu genoma, tenho mentalidade, tenho caráter... Mas quando vocês
dizem que eu não devo namorar e que eu tenho que reprimir o amor que eu sinto,
só porque ele é diferente do de vocês... Então vocês estão me tirando uma forma
de me conectar com Deus. Tolinhos... Isso é uma coisa da qual vocês NUNCA vão
conseguir retirar de ninguém, porque a percepção de Deus é particular, e assim
o amor.
Nem Que Dure 1
Mês
Meu Deus, muito obrigado pelo dia de
hoje, por essa pessoa maravilhosa que esbarrou no meu caminho e de repente me
faz sorrir de orelha a orelha. Obrigado por essa presença maravilhosa, que
estando em minha companhia, descarta qualquer história mal acabada que tenha
confundido minha mente nesta vida e em outras. Obrigado por esse olhar
maravilhoso que me faz querer estudar horas e horas a fio o seu pensamento.
Obrigado por esse abraço gostoso que me toca não só a pele, mas a alma.
Obrigado por esse perfume que não ficou só no pescoço, mas agora na minha
cabeça. Obrigado por esse encontro. Que se repitam milhares e milhares de
oportunidades como essa. Eu quero que dê certo pelo menos uma vez na vida,
comigo. Nem que dure um mês, mas muito obrigado pela chance. Muito Obrigado.
Mesmo que dê tudo errado entre a gente e a conversa morra, que a gente vire as
costas um para o outro, eu te agradeço mesmo assim. Nem que dure um mês, mas
muito obrigado pela chance.
Te Protejo
Você me pergunta se eu estou com medo,
eu digo que não. A verdade é que eu sou mais forte do que aparento. Quando o
manto da noite cai e esfacela as vergonhas da luz Clara do dia, eu sou eu
mesmo. E não importa o que aconteça, eu me protejo. Eu me protejo... Então não
se preocupe. Eles não podem me derrubar, porque as barreiras que eu ergo são
duras como aço, impenetráveis. Não se preocupe, porque eu faço a minha parte,
eu uso a minha voz porque eu sei que muita gente não teve a mesma oportunidade
na vida que eu, e sei que muita gente nem teve chance de chegar aonde eu
cheguei. Eu era louco, eu era brisado. Eu fugia quando os problemas batiam, mas
eu já chorei que chegue. Não quero mais me esconder, não preciso mais dar a mão
para atravessar a rua. E se eles te disserem alguma coisa, não fique bravo, nem
se envolva em confusão. Você me pergunta se eu tenho medo e eu digo que te
protejo.
Acho Que Estou
Perdido
Acho que estou perdido. Minha história
nunca deu uma guinada tão radical quanto agora. Você surgiu do nada, com uma
coincidência do caramba e de repente a gente troca livros. Mano do Céu! Você me
apareceu justo num momento em que eu estava desacreditado na vida e no ser
humano, e de repente, um coração puro de uma pessoa genuinamente boa vem para
se conectar ao meu. Mano do Céu! E no meio do protesto, bandeiras erguidas,
você pega na minha mão e eu simplesmente sussurro pra mim mesmo que isso
poderia durar para sempre. Você me faz tão bem, me faz tão bem que eu penso em
pirar, mas os suspiros atrapalham antes. Mano do Céu! Acho que estou perdido.
Volta Pra Mim
Dar tchau não parece ser suficientemente
bom para mim. Quando você vira as costas, a única coisa que me vem à cabeça é:
Volta pra mim. Volta. Qualquer pessoa pode te ver andando por essas ruas e se
perder no seu charme. Eu só quero que você chegue em casa bem e tranquilo,
pronto para mais um dia longo e cruel de trabalho, e quero que saiba que
enquanto estamos longe, mesmo que conversando todo dia, a toda hora por
intermédio da tecnologia, eu faço uma contagem minuciosa até mesmo dos segundos
que faltam para o fim de semana chegar e a gente poder se encontrar de novo.
Queria Que Você
Estivesse Aqui
Eu queria você aqui... Agora. Queria
sentir o seu perfume encantador, que você exala mesmo sem colocar colônia
nenhuma. Queria o tremor do seu coração, que me embriaga numa sinfonia
não-reconhecida de Beethoven. Eu queria até os seus olhos lacrimosos para eu te
abraçar e dizer que eu estou aqui e que você pode contar comigo para o que der
e vier, e dar aquele abraço gostoso que nos engole (ambos) para outro lugar no
espaço-tempo. Eu queria o seu sorriso sem saber o que vai falar, porque mesmo
envergonhado você é lindo e parece que foi divinamente projetado para ser meu
por uma vida inteira. Eu queria você aqui, agora... Eu estou em uma festa. Se
você soubesse que eu não beijarei ninguém... Se você soubesse que a única
pessoa que mexe comigo é você... Se você soubesse que eu não acho graça nenhuma
em me machucar, ficando só por ficar para depois chorar querendo mais e não
ter... Ah, se você soubesse que eu quero alguém para levar para a vida... Se
você soubesse que ninguém mais tem o perfil tão ideal quando o que você tem...
Ah, se você estivesse aqui... Queria que estivesse...
Eu Quero Te Ver
De Novo
Eu quero te ver de novo. Amanhã, quando
eu acordar. E depois e depois e depois... Eu quero te ter por perto para o
resto da minha vida. Eu quero te abraçar e te dizer que você é especial, mesmo
quando a sua ansiedade te infernizar repetindo e repetindo na sua mente o
contrário. Mesmo quando você tentar se sabotar, mesmo quando achar que deva
chorar, ainda que valha muito mais a pena relevar e abrir um sorriso
(estonteante esse seu, por sinal) largo. Eu quero sair com você amanhã, nem que
não nos beijemos, nem que não nos amemos. Eu quero sair com você e trocar um
papo legal, sobre coisas da nossa cabeça de nerd, e admirar cada contorno, cada
traço, cada detalhe de teu cabelo, de teu rosto, de tua boca... Nem que não nos
beijemos, nem que não nos amemos, eu só quero te ver de novo.
Eu Estou
Morrendo
Eu estou morrendo aqui por dentro. E não
foi de uma hora para outra. Faz sete anos que vocês vêm me ensinando a me
envergonhar da própria essência. Há bastante tempo eu não tenho conseguido
dormir direito, às vezes chorando, às vezes pensando em maneiras de por um fim
em tudo isso... Mas no fim o amor que eu tenho pelo meu sonho sempre vence e a
esperança renasce na transcendência das estrelas no céu. Eu olho para cima e
penso no quão terrena... O quão baixa e mundana é essa questão pelo qual sangro
para resolver. Isso não é nada, é um problema da visão limitada do ser humano,
que olha para a carne e a matéria e acha que acaba aí. Mas então eu me lembro o
quão difícil é discutir com gente ignorante. No fim do dia, eles não veem o
campo de batalhas da guerra pelo qual tenho de atravessar a cada 24h de
existência. E o embate acaba sempre da mesma maneira: Empatado, empacado. Eu
sempre no mesmo lugar, sem ir nem vir, sem avançar na direção da luz do
conhecimento nem nas trevas e podridão do caminho mais rápido para o fim.
Prejudicado
Eu fui trapaceado na vida, sabotado no
processo de confecção. Sinto que fui deixado para trás e injustamente
condenado. Prejudicado só por existir. Acontece que... Eu vim com defeito de
fábrica e agora o ser humano quer me usar só para os fins os quais ainda estão
100% funcionais. Trabalho, serviço a terceiros... dinheiro, produção, vendas...
e só. Produto com defeito não serve para muita coisa. Eu posso fazer tudo isso,
menos o que eu quero. Eu não posso sonhar, não posso amar, não posso me perder
no rastro de outras pessoas... Todos os outros podem, eu não. Eu sou adulto
para gerar renda, não sou adulto para ser feliz. Eu estou quebrado. Minhas
paredes são nocivas, as paredes dele(s) também. Estou preparando uma túnica
branca bem alva (levei horas esfregando para deixar o mais clara o possível)
para que o sangue jorre e a manche por inteiro quando eu for para as ruas atrás
do meu coração. Eles vão me apedrejar, espancar e bater até eu morrer. Mas é a
única maneira de eu poder seguir a faísca que veio no lugar e na hora errada
dentro de mim. Eu não tenho onde me esconder, então eu vou me sacrificar só
para ser igual a todos vocês, que seguem suas vidas passando reto, como se nada
estivesse acontecendo. Obrigado. Eu ainda vou conseguir o amor que me falta, nem
que a morte venha primeiro.
Mestres
Como a felicidade dos outros te afeta?
Como o afeto dos outros te afeta? Isso o que você despeja sobre a gente é
egoísmo puro. Por que você tenta nos diminuir, colocando-se em um pedestal de
exemplo a ser seguido, como se a sua maneira de ser fosse a única
possibilidade? Como você acha que chegamos nesse ponto? Vocês que se acham a
última bolachinha do pacote, os reis do Universo, fiquem sabendo que a Terra é
só um farelinho na imensidão infinita. Quem quer que tente me dizer que eu sou
menos, eu posso até concordar, mas vou dizer que você não é grande coisa
maior... Não tente tirar de mim o que você já usufrui em abundância. Eu sofro
por causa disso, você não. Como acha que chegamos nesse ponto? Se o sorriso no
meu rosto te desaponta, é porque você não merece que eu compartilhe minha
felicidade contigo.
Corpo
Não há para onde fugir. Eu estou
sufocando, o ar está acabando. E não há nada que se possa fazer quando o
próprio invólucro é o problema. Por que o jeito como eu sou por fora afeta o
jeito como me tratam? Acreditam na maldita concepção de alma, mas não conseguem
ver que eu me coço todo, tentando esfarelar essa parede que me prende, porque
tem algo aqui dentro que brilha diferente... Eu choro, porque não é coisa da
minha cabeça, é coisa da minha individualidade. É coisa do meu ser, que anseia
o amor de outras almas e não de outros corpos. A esperança é ter fé, me dizem.
Eu tenho fé em tudo, menos no ser humano, porque ele se invoca e implica e
maltrata e age com violência com aquilo que ele não consegue aderir empatia.
Talvez por falta de crescimento espiritual, talvez por covardia. Nem Jesus
agradou a todos, ensinando o amor. Quem sou eu para tentar isso dois mil anos
depois? Eu não poderia esperar nada mais revoltante... Mas eu ainda tenho
esperanças de que isso não vai me machucar mais, porque eu estou de bem comigo
mesmo, sempre estive. O problema é que os outros que não têm nada a ver com
isso, não estão.
Estocolmo
Eu quero fugir, mas não tem para onde. Talvez
se eu morasse numa cidade com luzes a cada poste, eu talvez não me perdesse
mais no caminho para casa. Eu não faço caminhada para manter o corpo, faço para
manter a mente. Vagando sem rumo, dia e noite nas esquinas do coração, eu não
sei como me portar. Se eu ficar, hei de sucumbir na ervilha cerebral da
ignorância pura e sem escrúpulos. Se eu for, beberei da água potável que é
tomar as próprias decisões. Mas por que é tão difícil ir?
Enrolado
Você diz que está enrolado, eu me sinto
confuso. Você parece amar nossas conversas, você parece respirar "eu +
você"... E eu sinto como se não soubesse para onde olhar. Recebi uma carta
sua, dando as coordenadas para o amor, mas não consigo compreender se é
fraternal ou além disso. Dentre tantas possibilidades, eu me mordo e remoo para
que seja verdade, que o teu peito bata por mim tanto quanto o meu bate por
você. Mas você me diz que está enrolado e continua conversando com um número
não identificado no WhatsApp. Estamos mesmo tempo essa conversa? Estamos mesmo
nos vendo todo dia, ou você está atrás de algo que te faça esquecer alguém que
um dia ocupou o lugar que eu almejo estar?
Estranho
Você me convida para sair, depois me
ignora. Não atende as minhas ligações, não responde as minhas mensagens, não me
olha quando passo na rua. E a verdade está estampada no topo... Online. Que
estranho. Mas mais estranho ainda é essa mistura de sentimentos aqui dentro de
mim, que me dão ânsia de vômito e falta de apetite. Onde você esteve esse tempo
todo? Onde eu estive? Você me promete o mundo, depois me ignora. Estranho...
Cadê Você?
Meus pés estão calejados e cheios de
bolhas. Dói até para ficar em pé, mas eu prossigo, cada vez mais lentamente,
cada vez com mais ardência e falta de ânimo... Mas eu prossigo. Eu não paro de
caminhar, eu estou à sua procura. Cadê você? Onde está você? O que me incomoda
não é o caminho tortuoso pelo qual remo violentamente, sangrando e jorrando de
minha própria essência pela estrada. O que me incomoda não é a necessidade de
percorrer este trajeto sob o sol escaldante que me desidrata a alma ou a fuga
dos lobos à noite pálida e gélida, tirando de mim toda a inocência quanto aos
perigos do mundo... Não... O que me incomoda é a sua falta. Eu preciso te
encontrar e eu farei isso nem que me custe tudo o que eu tenho, tudo o que eu
tenho... É para o meu próprio bem... Eu preciso encontrar a mim mesmo.
É Culpa Sua
Tudo o que eu sinto aqui dentro é culpa
sua. Tudo. Todo esse amor irradiante, transcendente, foi você que fez questão
de implantar em mim, com suas raízes que vieram de mansinho e foram se
expandindo e expandindo durante a noite... Quando percebi, já estávamos
frutificando e espalhando nossas sementes para o mundo. E tudo o que você fez
foi responder uma primeira mensagem, que eu mandei após te ver em uma noite
conturbada e te achar extremamente interessante, como se algum mentor
espiritual ou alma penada me indicasse: vai por aquele caminho, que você vai se
dar bem. E como eu não acredito em coincidências, em um universo onde tudo é
mecanicamente calculável, onde passado, presente e futuro se entrecruzam nas
leis da física, tenho certeza que você foi um presente de algo maior, algo que
ainda não posso compreender, mas posso sentir... Obrigado, obrigado por fazer
parte da minha vida.
Minha Prima Sabe
Das Coisas
Minha prima, quando te viu pela primeira
vez disse: é uma boa pessoa, e ela sabe... Ela sabe das coisas! Deus! Foi o
suficiente. A menina não erra uma! Sabe-se lá o que você fez pra ela, mas se
foi aquele olhar e aquele sorriso de outro mundo, de outra dimensão... Ah,
então ela também foi pega pela mesma droga que eu. Seu doce feitiço.
Coisas Loucas
Me leva para fazer coisas loucas de
novo. Estar lá contigo, gritando, implorando aos berros, suplicando para que o
povo tenha um pouco de empatia, pedindo amparo legal e moral diante das
"castas" que as velhas pessoas teimam em adiantar, foi a coisa mais
radical e amável que você poderia ter feito comigo. Por isso eu te peço, cumpra
com sua promessa e faça isso mais vezes. Me arraste para conhecer o lado
arriscado da existência, pois dentro de mim, ao mesmo tempo em que uma explosão
de democracia e uma outra de amor eclodem no âmago de meu peito. Permita-me ter
mais momentos assim de novo. Por favor... Eu preciso de mais loucuras assim na
minha vida monótona e solitária.
Vamos Nos Amar
Não fica brabo, não. O coisa ruim pode
até ganhar e ocupar uma posição importante no nosso pequeno mundo chamado
Brasil. Mas não importa, porque enquanto os laços que nos unem em uma intensa
ligação covalente, estiverem de pé, nada nem ninguém poderá fazer com que sejamos
impedidos de trocar carícias e alimentar um ao outro com o manjar da
felicidade: o amor. Segura na minha mão e vamos para outro planeta, para uma
Terra bastante distante, vamos deixar esses gritos e correria para trás. Vamos
pagar nossas contas e deixar que se explodam. É melhor abstrair do que nos
ferirmos com o pensamento precário e rudimentar de alguém que distribui ódio e
insultos a cada sílaba pronunciada. O que nos une é o amor, certo? Vamos nos
amar e deixar isso pra lá.
Lágrimas Em Meus
Olhos
Você encontrará lágrimas em meus olhos
ao falar sobre como eu te conheci. Eu tinha desistido de acreditar no amor.
Amar pra que? Pra nos debatermos entre uma infinidade de "e se..." e
"eu te avisei"? Para desacreditarmos na nossa autoestima quando o coração
se partir em milhões de cacos como um copo de vidro ao chão? Mas foi quando eu
te vi pela primeira vez que isso mudou. Você tem algo especial, você tem um
calor interno que é reconfortante, evapora-me os pântanos e espinheiros do
vazio existencial. Você é tudo o que eu já sonhei e mais um pouco. Você é um
amorzinho, não tem como não olhar nos teus olhos e não sentir uma leve quentura
nas bochechas... Não tem. Quiçá se pelo menos uma vez na vida, vai dar certo
pra mim? Quiçá? Você encontrará lágrimas em meus olhos, porque me fez voltar a
acreditar.
Fim De Linha
Desde o primeiro momento em que meus
olhos pousaram sobre ti, eu disse: fim de linha. Pensei que eu não teria mais
que sair durante a noite, sem nenhum rumo em mente, só para esquecer a falta
que eu sinto de um toque. Pensei que eu não teria mais que correr atrás de
gente que só pensa no meu corpo, tentando espremer lá do fundo, uma gotinha de
compaixão com meu caráter e qualidades enquanto pessoa. Pensei que eu não teria
mais a necessidade de procurar alguém para assistir Netflix e comer pipoca e
chocolate comigo sem se preocupar com o peso. Mas eu estava enganado. Achei que
fosse fim de linha, mas o trem era desgovernado.
Bomba
Essa noite, vou soltar uma bomba!
Preparem-se, pois nunca mais irão testemunhar algo tão fascinante em suas
vidas. Alguns me disseram que eu não sirvo para esse tipo de coisa, mas eu não
preciso de opiniões, preciso de mão de obra para segurar o forninho enquanto eu
filosofo no passinho. Alguns me disseram que eu não devo expor meu intrínseco
eu, mas eu não preciso de prisões... Escolas em nosso país e evolução na
educação já bastam. E alguns atrevidos até tiveram a audácia de dizer que eu
não posso expressar a minha arte. Mas... Sabe de uma coisa? Eu não vou nem
desperdiçar meu tempo planejando respostas para este tipo de gente. Pode deixar
que todos eles vão ficar sabendo quando eu passar, porque essa noite eu vou
soltar uma bomba: hoje à noite eu vou dançar.
Falar De Mim É
Fácil
Falar de mim é fácil. Quero ver é
trabalhar como eu trabalho, estudar como eu estudo, pagar as contas como eu
pago. Não devo favores a ninguém! Não passo necessidade! Não preciso me
submeter à tua coleção mental de ‘sins’ e ‘nãos’ previamente selecionados não por
você, mas por alguém que te disse que era assim. Se você não tem condições de
interpretar seu universo particular, pensar por conta própria e nem de
respeitar a imagem e semelhança do próximo, então também não tem condições de
me ter por perto. Mas como eu não estou aqui para discutir, vou te dar uma
dica: quem muito cuida da vida dos outros, é porque não está feliz com a sua
própria. Procure ajuda.
Só Penso Naquilo
Caramba! Dei-me por conta de que só
penso naquilo! Na vontade de te ter por perto e nas palavras que você me disse
no momento em que me viu: Eu Te Amo. Eu só penso naquilo! Na vontade de
construir uma família ao teu lado, de financiar uma casinha na beira da praia,
nem que dure trinta anos pagando, pois a vontade de ter um espacinho só para
compartilhar do meu amor com o teu sorriso que me faz suar é maior e vai durar
mais. Dei-me por conta de que só penso naquilo, no momento em que eu te
escolhi, não por tuas feições — tão belas quanto as de um Deus Grego —, mas
pela gentileza de suas atitudes, pelo carinho de teu olhar, pelo esforço do teu
trabalho, pelos calos nas tuas mãos, pelas marcas no teu peito, pela sede na
tua garganta, pela fome no teu universo. Dei-me por conta de só penso em você.
Olhar Nos Meus
Olhos
Cinco da manhã e eu com o celular colado
na cara, esperando você parar de digitar. Eu quero uma resposta e tenho pressa.
Eu anseio saber o que se passa por detrás da tela. É como se uma fúria imbatível
tomasse conta de meu peito e o pulsar da impaciência preenchesse minhas veias
ao invés de sangue. Uma mistura de querer um sim, com uma ansiedade de pensar
num possível não. Uma mistura de querer um sim e não saber se tenho bala na
agulha o suficiente para encarar as consequências. Ai, meu Deus! Eu só quero
saber quando é que você vai poder olhar nos meus olhos!
Me Segura, Eu
Venho Do Gueto
Vocês com suas toalhinhas no colo para
não derramar comida... Tsc, tsc. Se cair no chão, eu sopro e como. Comigo não
tem frescura. Ao acaso quando vamos ao banheiro (e todos vamos), o fedor não é
igual? Ao acaso quando morrermos, não vamos todos apodrecer e atrair baratas? Eu
não preciso de fancy things para me
manter no topo. Aliás, eu não preciso de topo. Me segura, eu venho do gueto! E
não importa o quanto você me chame de ralé, isso nunca vai diminuir meu caráter
ou a sede de conhecimento que me consome por um propósito maior. Você pode me
achar sem classe, eu já penso que as classes são formas de superiorizar os que
choram em mágoas por inferioridade. Você pode me achar fora dos padrões, eu não
me importo. Você pode me dizer que eu não me comporto, e eu sempre vou
responder que as convenções da sociedade não servem para pessoas que pensam.
Você pode falar o que quiser, me encher de desaforo, mas nunca vai tirar de mim
quem eu sou, o quanto de aprendizagem eu acumulei e nem a minha história. Faça
o que quiser, eu sempre vou ter vindo do gueto.
Procede?
Então você estava de beijos com aquela
loura, coladinhos na parede onde você me levou pela primeira vez? Procede?
Então você me disse que estava trabalhando, envolvido em projetos da faculdade
(do qual hoje suspeito que você nunca chegou a frequentar uma aula sequer),
quando na verdade estava por aí, perigando arranjar uma doença, com gente
sabe-se lá de que esquina? Procede? Então você achou que eu não ficaria
descobrindo? Então você achou que eu não seria capaz de seguir os seus rastros,
como um lobo experiente que pisa de leve na neve para não assustar a presa?
Então você achou que eu fosse idiota o suficiente de acreditar no seu sorriso
torto e sinais de esquiva quando eu perguntei como estava sua mãe, com o qual
você supostamente foi posar na última sexta-feira à noite? Procede? Bem que a
minha sempre me disse que eu merecia coisa melhor. Hoje eu entendo. Essa
informação... Procede.
Pega Esse Teu
Ódio...
Pega esse teu ódio e vai usá-lo contra a
fome, que assola 870 milhões de pessoas no mundo, sendo 13 milhões apenas no
Brasil. Pega esse teu ódio e vai usá-lo contra o preconceito, contra a
discriminação, contra a falta de bom senso, contra a intolerância, contra a falta
de ciência, contra a falta de amor. Não preciso falar mais nada. Ou você pega
esse seu ódio e vai sofrer sozinho... Ou você o pega e usa contra o que há de
errado no mundo. Só existir não basta, é preciso viver.
Permita-Se
Permita-se respirar mais uma vez. Não
adianta ficar remoendo mágoas do passado, nem sofrer com antecedência uma
probabilidade futurística. O presente é agora e passa voando. A única coisa com
o qual você deve se preocupar é o agora, isso porque o passado está lá e não
pode ser mudado, e o futuro ainda não chegou e talvez nem chegue. Preocupe-se
em viver o instante atual, um pé à frente e outro atrás... Um passo de cada
vez. Talvez hoje a rua da sua casa tenha sido inundada pela tempestade de
setembro, mas amanhã o sol vai brilhar e secá-la novamente. Talvez hoje tenha
sido um dia terrível, você foi forçado a ficar com o coração na mão, ao
relembrar de um trauma de infância. Mas você já é adulto e está com as decisões
na palma da mão. Você não vai se sentir mais feliz de uma hora para outra, e
quanto mais triste você ficar, mais tristeza vai querer atrair para si. É você
quem deve tomar as rédeas e conduzir a carruagem para longe do bosque. É você
quem deve sair do baile antes da meia noite, e não o despertador. É você. É
você. Permita-se.
Cair E Depois
Levantar
A graça da vida é cair e depois levantar. Se o contrário fosse e nunca caíssemos, como é que aprenderíamos o quão difícil é manter-se em pé?
Dama Da Noite
Mal a lua deu oi, ela já sai
respondendo, Mulher da escuridão sai da toca, Empoderada, Feminina, Dama da
Noite. Cada passo dela é um show. Cada palavra, uma canção. Cada sorriso, um
presente de Deus. Ela não está nem aí para quem não a valoriza. Nem perde o
tempo bloqueando, compartilha em público só para terem o desgosto de vê-la
conquistando e matando no peito a contraposição que recebe. E aquele boy sem um pingo de cérebro, que só quer
usá-la por umas horinhas? Bem, esse ela coloca no devido lugar: na lixeira. Com
ela é assim: Vem pra cima, ela bate de frente. E se não gostou, vai ficar sem
gostar.
Música Velha
Escutando música velha num radinho a
pilhas, os pés sobre o painel do opala, o horizonte do outro lado da janela. Há
sol, mas só por pouco tempo. Há cactos e há areia. Há estrada e há vento. Há
lembranças, há saudades e há lágrimas. Mas também há recomeço. Para onde vamos?
Não sabemos, apenas vamos. Esta é a certeza.
Era Para Ser
Entre Nós Dois
Era para ser algo discreto, cúbico, de pouca
plateia ao nosso redor. Era para ser algo imperceptível, impenetrável,
inabalável. Mas Graças a Deus, a gente foi longe. Era para ser entre nós dois,
hoje somos quatro. Obrigado por adotar comigo essas duas crianças
maravilhosas... Sophia, Kevin... Era para ser entre nós dois, mas agora somos
uma família, e mesmo com mais olhares e expectativas sobre nós, posso afirmar
com toda a certeza do mundo que estamos mais fortes e, sem sombra de dúvidas,
mais felizes do que nunca!
Figurinha
Repetida
Quando eu te achei, eu pensei que seria
inédito. Tinha um sorriso encantador, covinhas, olhar profundo de quem é um sad boy, mas ao mesmo tempo entrega
todos os valores positivos que possui ao mundo, porque não se dá por derrotado
tão facilmente... Tinha um toque majestoso, de mãos suaves e calientes, aveludadas como a língua ao
tecer frases apaixonantes em poemas épicos, traçados no âmago de sua
criatividade... Tinha uma estatura esplêndida, e ombros largos, e mãos grossas,
calejadas do trabalho árduo, o qual se esforçava tanto para sempre progredir na
dignidade de obter as próprias conquistas, derramando do próprio suor... Sabe,
você tinha tudo... Tudo para estar comigo hoje e para sempre. Você tinha uma
grande quantidade de características dos quais prendiam a minha atenção, e de
repente eu me sentia como se tivesse nascido só pelo momento de te conhecer.
Era como se subitamente eu não bastasse mais, como se eu precisasse estar
contigo, e sentir a sua respiração, para só então poder respirar. Você chegou me
abalando, me colocou em um estado de paixão absurda, quase doentia. E valeu a
pena? Bem, na época, eu achava que sim, porque eu pensei que você nunca tinha
passado pela minha vida. Ledo engano! Você já esteve aqui tantas vezes, com
tantos nomes e rostos diferentes. E todas as vezes foi a mesma coisa. Eu te dei
a minha alma, você quis o meu corpo.
Violência
As pessoas acham que sair e farrear e
beber todas e voltar para casa sem nem saber como isso foi possível, é
divertido... Só se for para elas. A pior violência que um ser humano pode
cometer é agredir a si mesmo para tentar preencher o vazio, na inocência. O que
elas não percebem é que esse buraco se preenche só com paz e não com guerra.
Vagante Noturno
Eu sou um vagante noturno. Caminho sem
rumo mesmo no gélido soprar do minuano, sempre à espreita de alguém que nunca
parece dar as caras. Eu agradeço aos céus pelos momentos de neutralidade, mas
quando ele chega, é tão doloroso que eu não sei mais quem eu sou, para onde ir
ou o que fazer. Eu simplesmente caminho e caminho e falo comigo mesmo (em
inglês), tentando achar respostas para coisas que antes nunca foram
perguntadas. Eu me escondo do rosto da vergonha, ele me persegue. Sou eu a
vítima ou o caçador? Porque quando eu tento trancafiá-lo para não deixar que
jamais escape, ele fica maior e me engole num vórtice negro tão sombrio quanto
o último nível dos infernos. Eu choro, eu transbordo, depois desidrato. Um dia,
eu costumava sorrir alegremente e cantar aos quatro cantos do mundo o quão bom
é viver. Hoje em dia, ele... O peso da existência, me faz caminhar à noite sem
trajeto definido.
Quadros Soltos
Minha casa tem paredes brancas, tão
alvas quanto se fossem escovadas com água sanitária diariamente. As janelas são
grandes e são abertas todas as manhãs para deixar a luz entrar, assim como o
canto dos pássaros que pousam nos coloridos ipês e cerejeiras do quintal. E ela
nunca está abandonada, tem sempre um monte de gente entrando e saindo, meus
amigos, minha família... Minha casa é grande, tem bastante espaço para meus
filhos correrem e brincarem (foi assim que o Kevin arranjou aquela cicatriz), e
tem bastante espaço para preencher com a luz negra e as tinturas neon que o
povo espalha pelo rosto. Ampla para uma pista de dança. Mas por mais completa
que seja a minha casa, sempre vai faltar algo nela. Antes, eu costumava
pendurar muitos retratos pelos corredores, estampando sorrisos esbanjados em
nossos rostos. Agora, aquelas fotografias não condizem com os habitantes desse
local. Você se foi tão jovem... E mesmo que um milhão de outras pessoas passem
pela minha vida, mesmo que um milhão de anos separem o seu último suspiro do
meu, eu nunca serei capaz de te esquecer. E eu sei disso porque vez ou outra,
pego-me preso em lembranças, no sótão empoeirado. Em minha mão, os ditos
quadros soltos. E minha casa vazia, parece que nunca mais terá prazer em
recepcionar outro alguém.
Eu Odeio Como...
Eu odeio como você me trata...
Gentilmente, com um toque envolvente, só para depois sair comigo e com outro ao
mesmo tempo, só para esfregar na minha cara que não há nada entre a gente. Eu
odeio como você me convida para os lugares, insiste para eu ir e depois aparece
com outro, toda vez. Eu odeio porque eu sei do meu valor e eu acho que estou
sendo depreciado.
Mitologia
Há toda uma mitologia por trás de cada
um de nós. Algumas coisas são verdade, outras são mentiras que contamos para
nós mesmos. Quando alguém encontra outro alguém pela primeira vez, apenas uma
parte da história é contada: essas lendas que nos envolvem. A verdadeira
história é deixada para trás e a gente só descobre as mentiras depois que
conhece a pessoa.
Assim
Eu disse que não gostaria de beber, mas
eu fico tão feliz assim. Eu disse que não gostaria de sair sábado à noite, mas
eu me liberto assim. Eu disse que deixaria os problemas para trás e arranjaria
uma desculpa nova, simples assim. Eu disse que a ironia aliada aos lapsos
melancólicos não afetariam minha percepção de quem eu sou, fácil de
pronunciar... Assim. Eu disse que odiava a mim mesmo, amando a sensação bipolar
que é estar em minha pele, assim. E então eu disse que não ficaria só e seria
como qualquer outro, mas não adianta, eu nunca fui assim.
0 Comentários