QUADROS SOLTOS

QUADROS SOLTOS


Primavera D’água

 

Eu nunca esperei tanto pela primavera... A doce estação das flores, do sol, do clima mais ameno e suportável, a melhor época do ano... Mas quando ela chegou, decepção. Céu carregado, nuvens cinzentas e sem vida. A primavera veio, mas trouxe junto uma persistente chuva de inverno, que ainda não cessou. É por isso que primeiro se deve resolver suas pendências para depois começar algo novo.


 

Por que ele desapareceu

 

Ele fazia de tudo para compreender melhor a si mesmo e os seus arredores. Ele fazia questão de ir atrás de respostas das perguntas que as pessoas nem sequer faziam, e ele foi. Mas quando foi, voltou mudado. Não para pior, pelo contrário. Voltou mais sábio. Mas no que voltou assim, pagou seu preço. Ele olha encarecidamente para os outros e ninguém parece ser capaz de compreendê-lo. Ele fala a linguagem das estrelas, as pessoas fazem pinturas rupestres. Ele finalmente entendeu que o preço da inteligência... É a solidão.


 

Reciprocidade

 

Nós temos nossas dores. Talvez eu não entenda as suas e talvez você não entenda as minhas, nem nós as compreendemos, para falar a verdade... Mas eu quero dividir meus esforços contigo, porque sei que por trás de qualquer tristeza existe uma pessoa maravilhosamente incrível esperando para ser tocada. Eu sei que aí se esconde um coração gentil, humilde e trabalhador e sei que você só está a procura de reciprocidade. Eu te quero assim, do jeitinho que você é, se me quiseres assim, do jeitinho que eu sou...


 

Tenha Um Bom Dia, Não!

 

Tenha um bom dia, não! Faça um bom dia você mesmo! Porque pelas flores mortas que jazem sob teus pés a escolha faz-se sua: pisoteá-las e tirar do próprio sangue, brumas e plumas, ou enterrá-las de volta na esperança de que tudo melhore.


 

Ninguém Tem Tempo

 

Ninguém tem tempo para ler nossas poesias, ninguém tem tempo para estudar, compreender nossa língua, Ninguém tem tempo para nos perguntar se precisamos de ajuda ou se necessitamos de inspiração. Ninguém tem tempo para nada que não a fabricação de dinheiro. Ninguém tem tempo para dizer que você é incrível... Eu também não tenho, mas eu estou aqui, porque eu quero que você saiba que você vale muito, por todas as suas qualidades, por todas as suas atitudes, por sua gentileza, por seu coração de criança... E se ninguém te disse ainda, eu não me importo em ser o primeiro: Você é perfeito! Simples, assim.


 

#EleNão

 

Ele Não, Ele Nunca. Eu continuo aqui, esperando por uma pitada de calor que nos transporte para um Mundo de Regeneração, onde os problemas sociais estão todos sábados e estes não são a maior preocupação. Mas a cada dia que se passa e vejo mais e mais as pessoas se aliando a ideias mirabolantemente perversas, talvez por preconceito enrustido, talvez por falta de opção, eu sinto como se a humanidade estivesse cada vez mais distante de alcançar algo na ordem de cooperação global... Talvez o povo ainda tenha que sofrer bastante para aprender a lição.


 

Ou Você Se Ama, Ou Você Está Morto

 

Ou você se ama, ou você está morto. A língua, o senso de estética e o humor das outras pessoas, é algo do qual o poder de mudar não está ao seu alcance. O que você pode mudar é a sua autoconfiança e força de vontade. Muitas vezes o seu bem-estar e a sua autoestima dependem disso! Não mudar o que outros querem que você mude, simplesmente por não querer, é mudar a própria perspectiva, acolher e aceitar sua imagem! Não é um caminho fácil a percorrer, a estrada é longa e tortuosamente crítica, mas a recompensa é grande. Vale a pena.


 

Mal Acostumado

 

Basear-se em costumes é a pior coisa que se pode fazer enquanto pessoa. Alguns viventes simplesmente recebem um bolo estomacal pronto e não se questionam o porquê, nem se faz algum sentido. Apenas aceitam como verdade porque "sempre foi assim" e querem que os outros também persistam neste mesmo trajeto. Fato é que nunca ninguém estará mais distante da verdade do que aquele que não questiona a si próprio nem o mundo ao seu redor.


 

Homens de Sucesso

 

Degrau a degrau, subo nas instâncias da vida. Ao longo das lutas de espada e cortes por toda extensão da pele, vou sangrando e me curando por conta própria. Mas subir não é satisfatório pra mim, não quando todos os meus esforços passam batido pela percepção de vocês e não quando tenho de fazer tudo sozinho... Quanto mais vou subindo, mais distante fico. Mais solitário e distante me sinto e o buraco eu meu peito só vai crescendo... O que eu preciso não é dinheiro, não é um carro, não é uma mansão, não é um status diante dos outros... O que eu preciso é Amor.


 

Não Estou Sozinho

 

Isso me faz sentir igual... O jeito como você lida com suas dores, abençoando o mundo com sorrisos e gestos de puro amor e carinho e respeito para com o próximo. O jeito como você me incentiva a construir um futuro, mesmo quando as esperanças já se foram por água abaixo. O jeito como você me trata, com importância e busca por compreensão... Isso me faz sentir igual. De repente não me sinto mais sozinho, estou caminhando a dois. É um dia de chuva, mas não importa, porque juntos, o banho é menos frio.


 

Me Perdoa

 

Me perdoa, meu amor, por estar tão cego diante da tua gentileza, do teu carisma, da tua aparência... Me perdoa por estar procurando incessantemente durante todos esses anos por alguém tão doce e gentil e inteligente e trabalhador... Quando você apareceu, não consegui me segurar, não teve como não me aproximar, não teve como não perguntar... Você é para sair, ou você é para casar?


 

Formas De Sentir A Deus

 

O ser humano é uma criatura demasiadamente imperfeita, mas ainda assim, é agraciado com três distintas formas de sentir a Deus. A primeira é pela vida, que parece ser impossível de ter surgido por geração espontânea, mesmo pelos olhos da ciência. A segunda é pela natureza do universo, tão grande e tão vasta que nem trilhões de sociedades com os mais avançados softwares teriam conseguido codificar. E a última é pelo amor, sentimento que quando bem administrado conduz ao objetivo consensual de vida: a felicidade. Eu tenho bastantes coisas... tenho saúde, vitalidade, sou jovem, tenho um corpo fascinante, descrito pelas proteínas contidas em meu genoma, tenho mentalidade, tenho caráter... Mas quando vocês dizem que eu não devo namorar e que eu tenho que reprimir o amor que eu sinto, só porque ele é diferente do de vocês... Então vocês estão me tirando uma forma de me conectar com Deus. Tolinhos... Isso é uma coisa da qual vocês NUNCA vão conseguir retirar de ninguém, porque a percepção de Deus é particular, e assim o amor.


 

Nem Que Dure 1 Mês

 

Meu Deus, muito obrigado pelo dia de hoje, por essa pessoa maravilhosa que esbarrou no meu caminho e de repente me faz sorrir de orelha a orelha. Obrigado por essa presença maravilhosa, que estando em minha companhia, descarta qualquer história mal acabada que tenha confundido minha mente nesta vida e em outras. Obrigado por esse olhar maravilhoso que me faz querer estudar horas e horas a fio o seu pensamento. Obrigado por esse abraço gostoso que me toca não só a pele, mas a alma. Obrigado por esse perfume que não ficou só no pescoço, mas agora na minha cabeça. Obrigado por esse encontro. Que se repitam milhares e milhares de oportunidades como essa. Eu quero que dê certo pelo menos uma vez na vida, comigo. Nem que dure um mês, mas muito obrigado pela chance. Muito Obrigado. Mesmo que dê tudo errado entre a gente e a conversa morra, que a gente vire as costas um para o outro, eu te agradeço mesmo assim. Nem que dure um mês, mas muito obrigado pela chance.


 

Te Protejo

 

Você me pergunta se eu estou com medo, eu digo que não. A verdade é que eu sou mais forte do que aparento. Quando o manto da noite cai e esfacela as vergonhas da luz Clara do dia, eu sou eu mesmo. E não importa o que aconteça, eu me protejo. Eu me protejo... Então não se preocupe. Eles não podem me derrubar, porque as barreiras que eu ergo são duras como aço, impenetráveis. Não se preocupe, porque eu faço a minha parte, eu uso a minha voz porque eu sei que muita gente não teve a mesma oportunidade na vida que eu, e sei que muita gente nem teve chance de chegar aonde eu cheguei. Eu era louco, eu era brisado. Eu fugia quando os problemas batiam, mas eu já chorei que chegue. Não quero mais me esconder, não preciso mais dar a mão para atravessar a rua. E se eles te disserem alguma coisa, não fique bravo, nem se envolva em confusão. Você me pergunta se eu tenho medo e eu digo que te protejo.


 

Acho Que Estou Perdido

 

Acho que estou perdido. Minha história nunca deu uma guinada tão radical quanto agora. Você surgiu do nada, com uma coincidência do caramba e de repente a gente troca livros. Mano do Céu! Você me apareceu justo num momento em que eu estava desacreditado na vida e no ser humano, e de repente, um coração puro de uma pessoa genuinamente boa vem para se conectar ao meu. Mano do Céu! E no meio do protesto, bandeiras erguidas, você pega na minha mão e eu simplesmente sussurro pra mim mesmo que isso poderia durar para sempre. Você me faz tão bem, me faz tão bem que eu penso em pirar, mas os suspiros atrapalham antes. Mano do Céu! Acho que estou perdido.


 

Volta Pra Mim

 

Dar tchau não parece ser suficientemente bom para mim. Quando você vira as costas, a única coisa que me vem à cabeça é: Volta pra mim. Volta. Qualquer pessoa pode te ver andando por essas ruas e se perder no seu charme. Eu só quero que você chegue em casa bem e tranquilo, pronto para mais um dia longo e cruel de trabalho, e quero que saiba que enquanto estamos longe, mesmo que conversando todo dia, a toda hora por intermédio da tecnologia, eu faço uma contagem minuciosa até mesmo dos segundos que faltam para o fim de semana chegar e a gente poder se encontrar de novo.


 

Queria Que Você Estivesse Aqui

 

Eu queria você aqui... Agora. Queria sentir o seu perfume encantador, que você exala mesmo sem colocar colônia nenhuma. Queria o tremor do seu coração, que me embriaga numa sinfonia não-reconhecida de Beethoven. Eu queria até os seus olhos lacrimosos para eu te abraçar e dizer que eu estou aqui e que você pode contar comigo para o que der e vier, e dar aquele abraço gostoso que nos engole (ambos) para outro lugar no espaço-tempo. Eu queria o seu sorriso sem saber o que vai falar, porque mesmo envergonhado você é lindo e parece que foi divinamente projetado para ser meu por uma vida inteira. Eu queria você aqui, agora... Eu estou em uma festa. Se você soubesse que eu não beijarei ninguém... Se você soubesse que a única pessoa que mexe comigo é você... Se você soubesse que eu não acho graça nenhuma em me machucar, ficando só por ficar para depois chorar querendo mais e não ter... Ah, se você soubesse que eu quero alguém para levar para a vida... Se você soubesse que ninguém mais tem o perfil tão ideal quando o que você tem... Ah, se você estivesse aqui... Queria que estivesse...


 

Eu Quero Te Ver De Novo

 

Eu quero te ver de novo. Amanhã, quando eu acordar. E depois e depois e depois... Eu quero te ter por perto para o resto da minha vida. Eu quero te abraçar e te dizer que você é especial, mesmo quando a sua ansiedade te infernizar repetindo e repetindo na sua mente o contrário. Mesmo quando você tentar se sabotar, mesmo quando achar que deva chorar, ainda que valha muito mais a pena relevar e abrir um sorriso (estonteante esse seu, por sinal) largo. Eu quero sair com você amanhã, nem que não nos beijemos, nem que não nos amemos. Eu quero sair com você e trocar um papo legal, sobre coisas da nossa cabeça de nerd, e admirar cada contorno, cada traço, cada detalhe de teu cabelo, de teu rosto, de tua boca... Nem que não nos beijemos, nem que não nos amemos, eu só quero te ver de novo.


 

Eu Estou Morrendo

 

Eu estou morrendo aqui por dentro. E não foi de uma hora para outra. Faz sete anos que vocês vêm me ensinando a me envergonhar da própria essência. Há bastante tempo eu não tenho conseguido dormir direito, às vezes chorando, às vezes pensando em maneiras de por um fim em tudo isso... Mas no fim o amor que eu tenho pelo meu sonho sempre vence e a esperança renasce na transcendência das estrelas no céu. Eu olho para cima e penso no quão terrena... O quão baixa e mundana é essa questão pelo qual sangro para resolver. Isso não é nada, é um problema da visão limitada do ser humano, que olha para a carne e a matéria e acha que acaba aí. Mas então eu me lembro o quão difícil é discutir com gente ignorante. No fim do dia, eles não veem o campo de batalhas da guerra pelo qual tenho de atravessar a cada 24h de existência. E o embate acaba sempre da mesma maneira: Empatado, empacado. Eu sempre no mesmo lugar, sem ir nem vir, sem avançar na direção da luz do conhecimento nem nas trevas e podridão do caminho mais rápido para o fim.


 

Prejudicado

 

Eu fui trapaceado na vida, sabotado no processo de confecção. Sinto que fui deixado para trás e injustamente condenado. Prejudicado só por existir. Acontece que... Eu vim com defeito de fábrica e agora o ser humano quer me usar só para os fins os quais ainda estão 100% funcionais. Trabalho, serviço a terceiros... dinheiro, produção, vendas... e só. Produto com defeito não serve para muita coisa. Eu posso fazer tudo isso, menos o que eu quero. Eu não posso sonhar, não posso amar, não posso me perder no rastro de outras pessoas... Todos os outros podem, eu não. Eu sou adulto para gerar renda, não sou adulto para ser feliz. Eu estou quebrado. Minhas paredes são nocivas, as paredes dele(s) também. Estou preparando uma túnica branca bem alva (levei horas esfregando para deixar o mais clara o possível) para que o sangue jorre e a manche por inteiro quando eu for para as ruas atrás do meu coração. Eles vão me apedrejar, espancar e bater até eu morrer. Mas é a única maneira de eu poder seguir a faísca que veio no lugar e na hora errada dentro de mim. Eu não tenho onde me esconder, então eu vou me sacrificar só para ser igual a todos vocês, que seguem suas vidas passando reto, como se nada estivesse acontecendo. Obrigado. Eu ainda vou conseguir o amor que me falta, nem que a morte venha primeiro.


 

Mestres

 

Como a felicidade dos outros te afeta? Como o afeto dos outros te afeta? Isso o que você despeja sobre a gente é egoísmo puro. Por que você tenta nos diminuir, colocando-se em um pedestal de exemplo a ser seguido, como se a sua maneira de ser fosse a única possibilidade? Como você acha que chegamos nesse ponto? Vocês que se acham a última bolachinha do pacote, os reis do Universo, fiquem sabendo que a Terra é só um farelinho na imensidão infinita. Quem quer que tente me dizer que eu sou menos, eu posso até concordar, mas vou dizer que você não é grande coisa maior... Não tente tirar de mim o que você já usufrui em abundância. Eu sofro por causa disso, você não. Como acha que chegamos nesse ponto? Se o sorriso no meu rosto te desaponta, é porque você não merece que eu compartilhe minha felicidade contigo.


 

Corpo

 

Não há para onde fugir. Eu estou sufocando, o ar está acabando. E não há nada que se possa fazer quando o próprio invólucro é o problema. Por que o jeito como eu sou por fora afeta o jeito como me tratam? Acreditam na maldita concepção de alma, mas não conseguem ver que eu me coço todo, tentando esfarelar essa parede que me prende, porque tem algo aqui dentro que brilha diferente... Eu choro, porque não é coisa da minha cabeça, é coisa da minha individualidade. É coisa do meu ser, que anseia o amor de outras almas e não de outros corpos. A esperança é ter fé, me dizem. Eu tenho fé em tudo, menos no ser humano, porque ele se invoca e implica e maltrata e age com violência com aquilo que ele não consegue aderir empatia. Talvez por falta de crescimento espiritual, talvez por covardia. Nem Jesus agradou a todos, ensinando o amor. Quem sou eu para tentar isso dois mil anos depois? Eu não poderia esperar nada mais revoltante... Mas eu ainda tenho esperanças de que isso não vai me machucar mais, porque eu estou de bem comigo mesmo, sempre estive. O problema é que os outros que não têm nada a ver com isso, não estão.


 

Estocolmo

 

Eu quero fugir, mas não tem para onde. Talvez se eu morasse numa cidade com luzes a cada poste, eu talvez não me perdesse mais no caminho para casa. Eu não faço caminhada para manter o corpo, faço para manter a mente. Vagando sem rumo, dia e noite nas esquinas do coração, eu não sei como me portar. Se eu ficar, hei de sucumbir na ervilha cerebral da ignorância pura e sem escrúpulos. Se eu for, beberei da água potável que é tomar as próprias decisões. Mas por que é tão difícil ir?


 

Enrolado

 

Você diz que está enrolado, eu me sinto confuso. Você parece amar nossas conversas, você parece respirar "eu + você"... E eu sinto como se não soubesse para onde olhar. Recebi uma carta sua, dando as coordenadas para o amor, mas não consigo compreender se é fraternal ou além disso. Dentre tantas possibilidades, eu me mordo e remoo para que seja verdade, que o teu peito bata por mim tanto quanto o meu bate por você. Mas você me diz que está enrolado e continua conversando com um número não identificado no WhatsApp. Estamos mesmo tempo essa conversa? Estamos mesmo nos vendo todo dia, ou você está atrás de algo que te faça esquecer alguém que um dia ocupou o lugar que eu almejo estar?


 

Estranho

 

Você me convida para sair, depois me ignora. Não atende as minhas ligações, não responde as minhas mensagens, não me olha quando passo na rua. E a verdade está estampada no topo... Online. Que estranho. Mas mais estranho ainda é essa mistura de sentimentos aqui dentro de mim, que me dão ânsia de vômito e falta de apetite. Onde você esteve esse tempo todo? Onde eu estive? Você me promete o mundo, depois me ignora. Estranho...


 

Cadê Você?

 

Meus pés estão calejados e cheios de bolhas. Dói até para ficar em pé, mas eu prossigo, cada vez mais lentamente, cada vez com mais ardência e falta de ânimo... Mas eu prossigo. Eu não paro de caminhar, eu estou à sua procura. Cadê você? Onde está você? O que me incomoda não é o caminho tortuoso pelo qual remo violentamente, sangrando e jorrando de minha própria essência pela estrada. O que me incomoda não é a necessidade de percorrer este trajeto sob o sol escaldante que me desidrata a alma ou a fuga dos lobos à noite pálida e gélida, tirando de mim toda a inocência quanto aos perigos do mundo... Não... O que me incomoda é a sua falta. Eu preciso te encontrar e eu farei isso nem que me custe tudo o que eu tenho, tudo o que eu tenho... É para o meu próprio bem... Eu preciso encontrar a mim mesmo.


 

É Culpa Sua

 

Tudo o que eu sinto aqui dentro é culpa sua. Tudo. Todo esse amor irradiante, transcendente, foi você que fez questão de implantar em mim, com suas raízes que vieram de mansinho e foram se expandindo e expandindo durante a noite... Quando percebi, já estávamos frutificando e espalhando nossas sementes para o mundo. E tudo o que você fez foi responder uma primeira mensagem, que eu mandei após te ver em uma noite conturbada e te achar extremamente interessante, como se algum mentor espiritual ou alma penada me indicasse: vai por aquele caminho, que você vai se dar bem. E como eu não acredito em coincidências, em um universo onde tudo é mecanicamente calculável, onde passado, presente e futuro se entrecruzam nas leis da física, tenho certeza que você foi um presente de algo maior, algo que ainda não posso compreender, mas posso sentir... Obrigado, obrigado por fazer parte da minha vida.


 

Minha Prima Sabe Das Coisas

 

Minha prima, quando te viu pela primeira vez disse: é uma boa pessoa, e ela sabe... Ela sabe das coisas! Deus! Foi o suficiente. A menina não erra uma! Sabe-se lá o que você fez pra ela, mas se foi aquele olhar e aquele sorriso de outro mundo, de outra dimensão... Ah, então ela também foi pega pela mesma droga que eu. Seu doce feitiço.


 

Coisas Loucas

 

Me leva para fazer coisas loucas de novo. Estar lá contigo, gritando, implorando aos berros, suplicando para que o povo tenha um pouco de empatia, pedindo amparo legal e moral diante das "castas" que as velhas pessoas teimam em adiantar, foi a coisa mais radical e amável que você poderia ter feito comigo. Por isso eu te peço, cumpra com sua promessa e faça isso mais vezes. Me arraste para conhecer o lado arriscado da existência, pois dentro de mim, ao mesmo tempo em que uma explosão de democracia e uma outra de amor eclodem no âmago de meu peito. Permita-me ter mais momentos assim de novo. Por favor... Eu preciso de mais loucuras assim na minha vida monótona e solitária.


 

Vamos Nos Amar

 

Não fica brabo, não. O coisa ruim pode até ganhar e ocupar uma posição importante no nosso pequeno mundo chamado Brasil. Mas não importa, porque enquanto os laços que nos unem em uma intensa ligação covalente, estiverem de pé, nada nem ninguém poderá fazer com que sejamos impedidos de trocar carícias e alimentar um ao outro com o manjar da felicidade: o amor. Segura na minha mão e vamos para outro planeta, para uma Terra bastante distante, vamos deixar esses gritos e correria para trás. Vamos pagar nossas contas e deixar que se explodam. É melhor abstrair do que nos ferirmos com o pensamento precário e rudimentar de alguém que distribui ódio e insultos a cada sílaba pronunciada. O que nos une é o amor, certo? Vamos nos amar e deixar isso pra lá.


 

Lágrimas Em Meus Olhos

 

Você encontrará lágrimas em meus olhos ao falar sobre como eu te conheci. Eu tinha desistido de acreditar no amor. Amar pra que? Pra nos debatermos entre uma infinidade de "e se..." e "eu te avisei"? Para desacreditarmos na nossa autoestima quando o coração se partir em milhões de cacos como um copo de vidro ao chão? Mas foi quando eu te vi pela primeira vez que isso mudou. Você tem algo especial, você tem um calor interno que é reconfortante, evapora-me os pântanos e espinheiros do vazio existencial. Você é tudo o que eu já sonhei e mais um pouco. Você é um amorzinho, não tem como não olhar nos teus olhos e não sentir uma leve quentura nas bochechas... Não tem. Quiçá se pelo menos uma vez na vida, vai dar certo pra mim? Quiçá? Você encontrará lágrimas em meus olhos, porque me fez voltar a acreditar.


 

Fim De Linha

 

Desde o primeiro momento em que meus olhos pousaram sobre ti, eu disse: fim de linha. Pensei que eu não teria mais que sair durante a noite, sem nenhum rumo em mente, só para esquecer a falta que eu sinto de um toque. Pensei que eu não teria mais que correr atrás de gente que só pensa no meu corpo, tentando espremer lá do fundo, uma gotinha de compaixão com meu caráter e qualidades enquanto pessoa. Pensei que eu não teria mais a necessidade de procurar alguém para assistir Netflix e comer pipoca e chocolate comigo sem se preocupar com o peso. Mas eu estava enganado. Achei que fosse fim de linha, mas o trem era desgovernado.


 

Bomba

 

Essa noite, vou soltar uma bomba! Preparem-se, pois nunca mais irão testemunhar algo tão fascinante em suas vidas. Alguns me disseram que eu não sirvo para esse tipo de coisa, mas eu não preciso de opiniões, preciso de mão de obra para segurar o forninho enquanto eu filosofo no passinho. Alguns me disseram que eu não devo expor meu intrínseco eu, mas eu não preciso de prisões... Escolas em nosso país e evolução na educação já bastam. E alguns atrevidos até tiveram a audácia de dizer que eu não posso expressar a minha arte. Mas... Sabe de uma coisa? Eu não vou nem desperdiçar meu tempo planejando respostas para este tipo de gente. Pode deixar que todos eles vão ficar sabendo quando eu passar, porque essa noite eu vou soltar uma bomba: hoje à noite eu vou dançar.


 

Falar De Mim É Fácil

 

Falar de mim é fácil. Quero ver é trabalhar como eu trabalho, estudar como eu estudo, pagar as contas como eu pago. Não devo favores a ninguém! Não passo necessidade! Não preciso me submeter à tua coleção mental de ‘sins’ e ‘nãos’ previamente selecionados não por você, mas por alguém que te disse que era assim. Se você não tem condições de interpretar seu universo particular, pensar por conta própria e nem de respeitar a imagem e semelhança do próximo, então também não tem condições de me ter por perto. Mas como eu não estou aqui para discutir, vou te dar uma dica: quem muito cuida da vida dos outros, é porque não está feliz com a sua própria. Procure ajuda.


 

Só Penso Naquilo

 

Caramba! Dei-me por conta de que só penso naquilo! Na vontade de te ter por perto e nas palavras que você me disse no momento em que me viu: Eu Te Amo. Eu só penso naquilo! Na vontade de construir uma família ao teu lado, de financiar uma casinha na beira da praia, nem que dure trinta anos pagando, pois a vontade de ter um espacinho só para compartilhar do meu amor com o teu sorriso que me faz suar é maior e vai durar mais. Dei-me por conta de que só penso naquilo, no momento em que eu te escolhi, não por tuas feições — tão belas quanto as de um Deus Grego —, mas pela gentileza de suas atitudes, pelo carinho de teu olhar, pelo esforço do teu trabalho, pelos calos nas tuas mãos, pelas marcas no teu peito, pela sede na tua garganta, pela fome no teu universo. Dei-me por conta de só penso em você.


 

Olhar Nos Meus Olhos

 

Cinco da manhã e eu com o celular colado na cara, esperando você parar de digitar. Eu quero uma resposta e tenho pressa. Eu anseio saber o que se passa por detrás da tela. É como se uma fúria imbatível tomasse conta de meu peito e o pulsar da impaciência preenchesse minhas veias ao invés de sangue. Uma mistura de querer um sim, com uma ansiedade de pensar num possível não. Uma mistura de querer um sim e não saber se tenho bala na agulha o suficiente para encarar as consequências. Ai, meu Deus! Eu só quero saber quando é que você vai poder olhar nos meus olhos!

Me Segura, Eu Venho Do Gueto

 

Vocês com suas toalhinhas no colo para não derramar comida... Tsc, tsc. Se cair no chão, eu sopro e como. Comigo não tem frescura. Ao acaso quando vamos ao banheiro (e todos vamos), o fedor não é igual? Ao acaso quando morrermos, não vamos todos apodrecer e atrair baratas? Eu não preciso de fancy things para me manter no topo. Aliás, eu não preciso de topo. Me segura, eu venho do gueto! E não importa o quanto você me chame de ralé, isso nunca vai diminuir meu caráter ou a sede de conhecimento que me consome por um propósito maior. Você pode me achar sem classe, eu já penso que as classes são formas de superiorizar os que choram em mágoas por inferioridade. Você pode me achar fora dos padrões, eu não me importo. Você pode me dizer que eu não me comporto, e eu sempre vou responder que as convenções da sociedade não servem para pessoas que pensam. Você pode falar o que quiser, me encher de desaforo, mas nunca vai tirar de mim quem eu sou, o quanto de aprendizagem eu acumulei e nem a minha história. Faça o que quiser, eu sempre vou ter vindo do gueto.

Procede?

 

Então você estava de beijos com aquela loura, coladinhos na parede onde você me levou pela primeira vez? Procede? Então você me disse que estava trabalhando, envolvido em projetos da faculdade (do qual hoje suspeito que você nunca chegou a frequentar uma aula sequer), quando na verdade estava por aí, perigando arranjar uma doença, com gente sabe-se lá de que esquina? Procede? Então você achou que eu não ficaria descobrindo? Então você achou que eu não seria capaz de seguir os seus rastros, como um lobo experiente que pisa de leve na neve para não assustar a presa? Então você achou que eu fosse idiota o suficiente de acreditar no seu sorriso torto e sinais de esquiva quando eu perguntei como estava sua mãe, com o qual você supostamente foi posar na última sexta-feira à noite? Procede? Bem que a minha sempre me disse que eu merecia coisa melhor. Hoje eu entendo. Essa informação... Procede.

Pega Esse Teu Ódio...

 

Pega esse teu ódio e vai usá-lo contra a fome, que assola 870 milhões de pessoas no mundo, sendo 13 milhões apenas no Brasil. Pega esse teu ódio e vai usá-lo contra o preconceito, contra a discriminação, contra a falta de bom senso, contra a intolerância, contra a falta de ciência, contra a falta de amor. Não preciso falar mais nada. Ou você pega esse seu ódio e vai sofrer sozinho... Ou você o pega e usa contra o que há de errado no mundo. Só existir não basta, é preciso viver.


 

Permita-Se

 

Permita-se respirar mais uma vez. Não adianta ficar remoendo mágoas do passado, nem sofrer com antecedência uma probabilidade futurística. O presente é agora e passa voando. A única coisa com o qual você deve se preocupar é o agora, isso porque o passado está lá e não pode ser mudado, e o futuro ainda não chegou e talvez nem chegue. Preocupe-se em viver o instante atual, um pé à frente e outro atrás... Um passo de cada vez. Talvez hoje a rua da sua casa tenha sido inundada pela tempestade de setembro, mas amanhã o sol vai brilhar e secá-la novamente. Talvez hoje tenha sido um dia terrível, você foi forçado a ficar com o coração na mão, ao relembrar de um trauma de infância. Mas você já é adulto e está com as decisões na palma da mão. Você não vai se sentir mais feliz de uma hora para outra, e quanto mais triste você ficar, mais tristeza vai querer atrair para si. É você quem deve tomar as rédeas e conduzir a carruagem para longe do bosque. É você quem deve sair do baile antes da meia noite, e não o despertador. É você. É você. Permita-se.

Cair E Depois Levantar

 

A graça da vida é cair e depois levantar. Se o contrário fosse e nunca caíssemos, como é que aprenderíamos o quão difícil é manter-se em pé?


Dama Da Noite

 

Mal a lua deu oi, ela já sai respondendo, Mulher da escuridão sai da toca, Empoderada, Feminina, Dama da Noite. Cada passo dela é um show. Cada palavra, uma canção. Cada sorriso, um presente de Deus. Ela não está nem aí para quem não a valoriza. Nem perde o tempo bloqueando, compartilha em público só para terem o desgosto de vê-la conquistando e matando no peito a contraposição que recebe. E aquele boy sem um pingo de cérebro, que só quer usá-la por umas horinhas? Bem, esse ela coloca no devido lugar: na lixeira. Com ela é assim: Vem pra cima, ela bate de frente. E se não gostou, vai ficar sem gostar.


Música Velha

 

Escutando música velha num radinho a pilhas, os pés sobre o painel do opala, o horizonte do outro lado da janela. Há sol, mas só por pouco tempo. Há cactos e há areia. Há estrada e há vento. Há lembranças, há saudades e há lágrimas. Mas também há recomeço. Para onde vamos? Não sabemos, apenas vamos. Esta é a certeza.


Era Para Ser Entre Nós Dois

 

Era para ser algo discreto, cúbico, de pouca plateia ao nosso redor. Era para ser algo imperceptível, impenetrável, inabalável. Mas Graças a Deus, a gente foi longe. Era para ser entre nós dois, hoje somos quatro. Obrigado por adotar comigo essas duas crianças maravilhosas... Sophia, Kevin... Era para ser entre nós dois, mas agora somos uma família, e mesmo com mais olhares e expectativas sobre nós, posso afirmar com toda a certeza do mundo que estamos mais fortes e, sem sombra de dúvidas, mais felizes do que nunca!


 

Figurinha Repetida

 

Quando eu te achei, eu pensei que seria inédito. Tinha um sorriso encantador, covinhas, olhar profundo de quem é um sad boy, mas ao mesmo tempo entrega todos os valores positivos que possui ao mundo, porque não se dá por derrotado tão facilmente... Tinha um toque majestoso, de mãos suaves e calientes, aveludadas como a língua ao tecer frases apaixonantes em poemas épicos, traçados no âmago de sua criatividade... Tinha uma estatura esplêndida, e ombros largos, e mãos grossas, calejadas do trabalho árduo, o qual se esforçava tanto para sempre progredir na dignidade de obter as próprias conquistas, derramando do próprio suor... Sabe, você tinha tudo... Tudo para estar comigo hoje e para sempre. Você tinha uma grande quantidade de características dos quais prendiam a minha atenção, e de repente eu me sentia como se tivesse nascido só pelo momento de te conhecer. Era como se subitamente eu não bastasse mais, como se eu precisasse estar contigo, e sentir a sua respiração, para só então poder respirar. Você chegou me abalando, me colocou em um estado de paixão absurda, quase doentia. E valeu a pena? Bem, na época, eu achava que sim, porque eu pensei que você nunca tinha passado pela minha vida. Ledo engano! Você já esteve aqui tantas vezes, com tantos nomes e rostos diferentes. E todas as vezes foi a mesma coisa. Eu te dei a minha alma, você quis o meu corpo.


 

Violência

 

As pessoas acham que sair e farrear e beber todas e voltar para casa sem nem saber como isso foi possível, é divertido... Só se for para elas. A pior violência que um ser humano pode cometer é agredir a si mesmo para tentar preencher o vazio, na inocência. O que elas não percebem é que esse buraco se preenche só com paz e não com guerra.


 

Vagante Noturno

 

Eu sou um vagante noturno. Caminho sem rumo mesmo no gélido soprar do minuano, sempre à espreita de alguém que nunca parece dar as caras. Eu agradeço aos céus pelos momentos de neutralidade, mas quando ele chega, é tão doloroso que eu não sei mais quem eu sou, para onde ir ou o que fazer. Eu simplesmente caminho e caminho e falo comigo mesmo (em inglês), tentando achar respostas para coisas que antes nunca foram perguntadas. Eu me escondo do rosto da vergonha, ele me persegue. Sou eu a vítima ou o caçador? Porque quando eu tento trancafiá-lo para não deixar que jamais escape, ele fica maior e me engole num vórtice negro tão sombrio quanto o último nível dos infernos. Eu choro, eu transbordo, depois desidrato. Um dia, eu costumava sorrir alegremente e cantar aos quatro cantos do mundo o quão bom é viver. Hoje em dia, ele... O peso da existência, me faz caminhar à noite sem trajeto definido.


 

Quadros Soltos

 

Minha casa tem paredes brancas, tão alvas quanto se fossem escovadas com água sanitária diariamente. As janelas são grandes e são abertas todas as manhãs para deixar a luz entrar, assim como o canto dos pássaros que pousam nos coloridos ipês e cerejeiras do quintal. E ela nunca está abandonada, tem sempre um monte de gente entrando e saindo, meus amigos, minha família... Minha casa é grande, tem bastante espaço para meus filhos correrem e brincarem (foi assim que o Kevin arranjou aquela cicatriz), e tem bastante espaço para preencher com a luz negra e as tinturas neon que o povo espalha pelo rosto. Ampla para uma pista de dança. Mas por mais completa que seja a minha casa, sempre vai faltar algo nela. Antes, eu costumava pendurar muitos retratos pelos corredores, estampando sorrisos esbanjados em nossos rostos. Agora, aquelas fotografias não condizem com os habitantes desse local. Você se foi tão jovem... E mesmo que um milhão de outras pessoas passem pela minha vida, mesmo que um milhão de anos separem o seu último suspiro do meu, eu nunca serei capaz de te esquecer. E eu sei disso porque vez ou outra, pego-me preso em lembranças, no sótão empoeirado. Em minha mão, os ditos quadros soltos. E minha casa vazia, parece que nunca mais terá prazer em recepcionar outro alguém.


 

Eu Odeio Como...

 

Eu odeio como você me trata... Gentilmente, com um toque envolvente, só para depois sair comigo e com outro ao mesmo tempo, só para esfregar na minha cara que não há nada entre a gente. Eu odeio como você me convida para os lugares, insiste para eu ir e depois aparece com outro, toda vez. Eu odeio porque eu sei do meu valor e eu acho que estou sendo depreciado. 


 

Mitologia

 

Há toda uma mitologia por trás de cada um de nós. Algumas coisas são verdade, outras são mentiras que contamos para nós mesmos. Quando alguém encontra outro alguém pela primeira vez, apenas uma parte da história é contada: essas lendas que nos envolvem. A verdadeira história é deixada para trás e a gente só descobre as mentiras depois que conhece a pessoa.


 

Assim

 

Eu disse que não gostaria de beber, mas eu fico tão feliz assim. Eu disse que não gostaria de sair sábado à noite, mas eu me liberto assim. Eu disse que deixaria os problemas para trás e arranjaria uma desculpa nova, simples assim. Eu disse que a ironia aliada aos lapsos melancólicos não afetariam minha percepção de quem eu sou, fácil de pronunciar... Assim. Eu disse que odiava a mim mesmo, amando a sensação bipolar que é estar em minha pele, assim. E então eu disse que não ficaria só e seria como qualquer outro, mas não adianta, eu nunca fui assim.



Postar um comentário

0 Comentários