365 Dias de Gratidão?

2020 foi o "2012" para mim, só que com 8 anos de atraso. Este foi sem sombra de dúvidas o PIOR ano da minha vida. Então, na virada de 2020 para 2021, eu decidi que eu deveria ser mais grato pelas boas coisas que me aconteceram diariamente, a fim de observar que, por pior que 2021 pudesse ser, ainda haveria muitas coisas boas a serem discutidas todos os dias do ano.

O objetivo deste projeto era, ao longo dos 365 dias do ano, escrever 5 coisas que (diariamente) me faziam grato. Pois assim, em tese, eu daria um pouco mais de visibilidade às coisas boas em meio ao CAOS que todos estávamos vivendo (Pandemia de COVID-19, se você está lendo isso no futuro), já que ao escrever estas pequenas e por vezes simples casualidades, eu estaria empregando importância a elas.

Funcionou? Não.

Eu lutei para escrever diariamente 5 coisas que me faziam grato. Havia dias que eu não conseguia pensar em absolutamente nada, e havia dias em que eu me repetia, pois aquilo que eu estava sendo grato hoje era a mesma coisa pela qual eu fui grato ontem. 

Havia também dias em que eu me esquecia de anotar, e então, era preciso voltar e pensar retroativamente, o que era muito mais DIFÍCIL, já que coisas pequenas são facilmente esquecidas.

No fim das contas, eu aprendi que não há como SE FORÇAR a ser grato. A Gratidão precisa ser espontânea, caso contrário, não é genuína. Além disso, transformar a gratidão em uma obrigação, como eu estava fazendo, não estava tornando o meu ano mais feliz, como eu supunha que aconteceria, dada a importância que eu estava depositando nos agradecimentos diários. Por fim, tornou-se um tédio, uma tarefa repetitiva e desgastante, que me fazia mais pensar NAS TEMPESTADES que eu tinha de enfrentar do que nas bonanças.

Lá pelo terceiro/quarto mês de torturantes agradecimentos vazios, cuja consideração eu havia perdido (quase que) totalmente, eu decidi ENCERRAR o projeto.

Nesta página você encontra os agradecimentos de 01/01/2021 a 28/04/2021, o momento em que eu decidi parar de impor uma gratidão para cada pequena coisa boa que me acontecia, não tapando nem de longe o buraco no peito que as grandes coisas ruins me causavam.

Janeiro / 2021

01/01/2021

Sou Grato pelo ano que horrores que foi 2020 ter finalmente acabado. Não que a realidade não vá mudar com a simples troca do mês de dezembro pelo mês de janeiro, mas pelo menos neste réveillon, estamos cientes quanto à COVID-19, ao passo em que no anterior, de 2019 para 2020, nem sequer fazíamos ideia do que estávamos prestes a enfrentar ao longo de pelo menos 10, de 12 meses.

Sou Grato por ter tido o que comer nesta virada e, especialmente, por eu mesmo ter conseguido preparar uma ótima opção ovolactovegetariana para mim e que agradou não somente ao meu paladar, como o das outras pessoas que experimentaram o prato. Sei que muitas pessoas não possuem condições e enfrentam a fome todos os dias, por isso, reconheço o privilégio que tive e agradeço muito à vida por tudo isso.

Sou Grato por ter estado com as pessoas que eu amo no réveillon e, acima de tudo, pela pandemia não as ter tirado de mim nem vice-versa. Sei que muitas famílias não tiveram motivos para comemorar devido a perda de seus entes queridos ou mesmo devido às regras de distanciamento e isolamento social e, portanto, novamente me sinto privilegiado nesse sentido.

Sou Grato pelo simples fato de ter tirado várias fotos para postar nas redes sociais, pois sou bastante egocêntrico e adoro me aparecer.

Sou Grato por ter tido um dia de muita estabilidade com relação à minha saúde mental, e posso até dizer que foi feliz.

02/01/2021

Sou Grato por ter sido chamado para trabalhar especialmente por um dia, pois também estando desempregado, entendo perfeitamente o que sentem aqueles que se encontram nesta situação.

Sou Grato por, após ter trabalhado o dia todo e estar com os pés doendo, eu ter uma piscininha de plástico para colocá-los dentro para relaxar.

Também Sou Grato pela minha casa ter água para por na piscina, pois sei que as contas básicas (de água, de luz, etc) são uma luta constante para grande parte dos brasileiros, ou melhor, para a maioria, e aqui em específico, sempre tivemos o privilégio de pagar as contas em dia, mesmo quando a situação financeira não está muito favorável.

Sou Grato simplesmente por ter conseguido fritar batata no óleo sem ter me queimado, o que não só é um milagre como também uma bênção.

Sou Grato por ter podido reencontrar um amigo muito especial e passar horas conversando sobre os mais variados assuntos, nos divertindo muito.

03/01/2021

Sou Grato por ter tido a oportunidade de dormir o dia inteiro para recuperar o que eu não dormi à noite, pois mesmo sendo domingo, muitas pessoas precisam se levantar cedo e ir à luta, como em qualquer outro dia.

Sou Grato por ter assistido a uma série que eu amo em um serviço de streaming que veio até a mim como um presente dado de bom grado, sem um nunca ter investido um centavo na aquisição do pacote.

Sou Grato pela dor nos meus pés ter desaparecido como se tivesse sido tirada com a mão, após longas horas de sono.

Sou Grato por ter devolvido os dez reais que me foram emprestados no dia anterior para que eu pudesse chegar ao local de trabalho, uma vez que fui chamado em cima da hora e não tinha como me locomover, além de que eu não suporto ficar com dívidas em aberto com as outras pessoas, mesmo que mínimas.

Sou Grato por viver no planeta Terra e saber que este planeta incrível, uma poeirinha de nada no meio da imensidão do cosmos, nos forneceu a possibilidade da vida (sobretudo, inteligente), algo que até hoje não fomos capazes de encontrar em nenhum outro planeta ou satélite pelas redondezas.

04/01/2021

Sou Grato por ter batido meu recorde no simulador de caminhada da academia em 30 minutos, tanto em calorias quanto em quilometragem, e por ter saído de lá encharcado, sinal que está queimando, sinal que está fazendo efeito.

Sou Grato por ter olhado no espelho e me achado bonito, coisa que não acontece frequentemente.

Sou Grato por estar desempacando uma história que eu deveria ter escrito há muito tempo.

Sou Grato por ter passado o dia com vontade de chorar, pois isso me ensina a dar valor para o sorriso.

Sou Grato pelo fato de a Lana Del Rey existir. Apenas.

05/01/2021

Sou Grato por ter ficado trancado do lado de fora de casa e, em razão disso, ter passado um tempo com a minha vozinha que eu amo tanto.

E Sou, com certeza muito Grato pelas torradas de margarina e queijo caseiro que ela preparou para mim.

Sou Grato por ter conseguido parcelar um tênis novo para usar na academia, pois o antigo já estava completamente torto (devido aos meus próprios pés serem tortos) e isso, querendo ou não, acaba causando pequenos danos a longo prazo.

Sou Grato pelos documentários de Astronomia e Física que eu amo assistir, pois eles me fazem perceber que, na verdade, o céu NÃO é o limite.

Sou Grato pela noite finalmente ter chegado, pois é nela que os portais para o Reino de Ricardo (isto é, o meu mundinho interno) se abrem, e nele posso desaparecer sem ninguém para me incomodar.


06/01/2021

Sou Grato pela nova chave que eu mandei fazer. Agora eu não ficarei mais preso do lado de fora da minha própria casa.

Sou Grato por saber que eu irei revisitar minha antiga escola, onde cresci e me tornei gente.

Sou Grato pelo treino da academia ter sido mais pesado hoje, pois além de aprender novos exercícios, certamente isso entrega mais resultado, sendo o principal deles, minha sanidade mental, já que praticar exercícios também pode servir como um refúgio ou válvula de escape.

Sou Grato por ter tido bastantes afazeres domésticos nesta noite... Bastante louça pra lavar, roupas para recolher, plantas para regar, coisas para cozinhar... Enfim, isso me deixa entretido e me dá a sensação de que eu estou fazendo a minha parte e não sendo apenas um peso morto para os outros carregarem nas costas.

Sou Grato pelas Bananas que comi à noite. Eu estava procurando por salgadinhos, mas tudo o que eu encontrei foram essas frutas, então sou muito grato a elas porque me foram muito mais saudáveis do que se eu tivesse encontrado o que eu queria.

07/01/2021

Sou Grato pelo sonho de que eu havia ingerido alguma comida que continha carne ter sido apenas um sonho. A sensação de saber que era carne era desesperadora. Pelo menos, ter esses sonhos me mantém lúcido de saber que aquilo são bichinhos que a gente mata e que eu não posso jamais voltar a me alimentar disso, portanto, sou muito grato a este sonho, ainda que tenha sido mais parecido com um pesadelo.

Sou Grato pelo enxaguante bucal que tem aqui em casa, pois com ele, eu sinto que minha higiene oral se torna muito mais completa e minha mente muito mais tranquila.

Sou Grato por ter aprendido há algum tempo atrás a cozinhar e poder preparar refeições para mim e para minha mãe.

Sou Grato por ter tocado pela primeira vez em uma recente nota de 200 reais, pois achei que eu nunca iria ver uma.

Sou Grato por ter tirado um ótimo de um cochilo que me restaurou por completo.


08/01/2021

Sou Grato por ter dado um passeio pela cidade depois de muito tempo sem sair, para resolver pendências e pagar contas.

Sou Grato por ter passado o dia com as pessoas que são mais importantes na minha vida, pois sem elas, eu sou um ninguém.

Sou Grato por todo o fan-service que caiu de paraquedas na minha vida esta manhã. Como é bom ser fã! Como é bom torcer para que algumas coisas aconteçam e, de repente, elas realmente se tornam realidade em algum mundo fictício que você idolatra...

Sou Grato por toda a saúde que tenho e, sabendo que ninguém escolhe ficar doente nem tampouco ficar saudável, só posso concluir que tanto a doença quanto a saúde podem vir às pessoas de graça. Nesse sentido, sou muito abençoado, pois até mim só veio o lado bom desta moeda.

Sou Grato pelo calor infernal do dia de hoje, pois sei que no frio do inverno, sentirei saudades do outro extremo.

09/01/2021

Sou Grato simplesmente por estar vivo, pois muitas vezes, não nos damos conta de que as bênçãos que nos ocorrem, sejam elas pequenas ou grandes, só são possíveis por estarmos vivos e fazermos parte de um ecossistema, de um planeta ou mesmo de uma sociedade, e que foram tantos testes que a humanidade precisou enfrentar para chegar ao patamar de vida inteligente no qual se encontra atualmente, que é no mínimo especial a nossa presença aqui.

Sou Grato por tanta refeição boa que veio até mim hoje, e pela minha mãe, que sempre batalhou e ainda batalha arduamente para por o que comer prato, todos os dias.

Sou Grato por ter passado uma boa parte da noite jogando videogame e me divertindo com uma pessoa da qual me faz tão bem a companhia.

Sou Grato por, nesta boca de vulcão que estamos vivendo, eu ter tido a oportunidade de passar algum tempinho debaixo de um condicionador de ar, o que possibilitou que eu me sentisse melhor.

Sou Grato pelos meus bichinhos de estimação, porque eles me fazem companhia sempre e, mesmo que jamais falemos a mesma língua, eu tenho certeza que eles sabem o que eu sinto por eles, e vice-versa.
10/01/2020

Sou Grato por ter cumprido com todos os meus deveres referentes a estudos, finalizando mais um curso.

Sou Grato por ter entrado na minha piscininha de plástico e, pela primeira vez neste verão, não ter sentido frio ao ficar só com metade do corpo submerso.

Sou Grato por ter conversado com uma pessoa que mora no meu coração, mas com quem eu não tinha contato há muito tempo.

Sou Grato por ter tido um jantar simples, mas maravilhosamente delicioso, preparado especialmente para mim, com muito amor e carinho, que é o ingrediente essencial para dar bom gosto à comida.

Sou Grato por este domingo não ter tido aparência de domingo, pois não foi nada monótono, triste e melancólico. Pelo contrário, foi divertido, ativo e esperançoso, como qualquer outro dia da semana.


11/01/2020

Sou Grato por ter me acordado feliz sem nenhum motivo aparente e bem, também sou grato por ter me acordado.

Sou Grato por ter a oportunidade de tomar vários banhos gelados ao dia, pois apesar de o Saneamento Básico ser um direito assegurado pela Constituição Federal, muitas casas no Brasil ainda carecem desse recurso.

Sou Grato por ter a cada dia que passa, mais o que escrever.

Sou Grato pela nossa atmosfera terrestre, que apesar de não estar dando conta de absorver tanta radiação ultravioleta graças aos rombos causados pelo ser humano, ainda zela silenciosa e sem pedir gratificação ou reconhecimento pela nossa segurança.

Sou Grato pelo silêncio circundante, que me permite viajar por vales e oásis longínquos sem que eu precise sair de casa.


12/01/2020

Sou Grato pela chuva que veio para refrescar.

Sou Grato por mesmo tendo acabado a luz à noite, eu ter encontrado uma maneira de dormir sem precisar de ventilador.

Sou Grato por não ter passado o dia sozinho hoje.

Sou Grato a mim mesmo por me empenhar em preparar um prato muito demorado, mas extremamente delicioso.

Sou Grato pela facilidade de poder estudar para qualquer coisa via internet, coisa que há vinte, trinta anos atrás não existia.


13/01/2020

Sou Grato por mais um dia de descanso, pois sei que isso não durará muito tempo e quando acabar, eu sentirei falta.

Sou Grato por conversar com pessoas da minha idade, pois elas sempre têm assuntos em comum para discutirmos.

Sou Grato por, no dia anterior, ter tido inspiração para escrever textos felizes e de superação, que são muito mais difíceis que textos sombrios e de descontentamento.

Sou Grato pela temperatura ter baixado, permitindo que o dia fosse bem mais suportável para todes na minha cidade.

Sou Grato por encontrar facilmente documentários de qualidade que reforçam meus conhecimentos sobre assuntos os quais me chamam a atenção.


14/01/2020

Sou Grato por um abraço que eu dei (e recebi).

Sou Grato pela própria insegurança que eu sinto e o medo de falhar, porque eles me fazem pensar em um Plano B e talvez até um Plano C.

Sou Grato pela oportunidade de tirar um cochilo durante o dia, coisa que muitas pessoas invejam, por não poderem ter.

Sou Grato por ter tudo ao meu alcance por me esforçar e tentar enxergar todas as bênçãos que a vida nos dá e sem nem sequer percebermos.

Sou Grato por eu ter uma casa para onde eu sempre possa voltar.

14/01/2021 (DE NOVO)

Sou Grato por todos os eventos ruins do passado que me transformaram na pessoa que eu sou hoje. Afinal, se uma única coisinha mudasse, quem eu teria me tornado?

Sou Grato por uma caixa de chocolate que eu não esperava receber de presente.

Sou Grato por me sentir inspirado, já que isso é algo que não vem sempre.

Sou Grato pela ansiedade que me consome, pois sem ela, eu não me prepararia tão bem para o que está por vir.

Sou Grato pelos meus projetos pessoais, que mesmo ninguém sabendo, me fazem tão bem.


15/01/2021

Sou Grato por uma massagem que eu recebi. Tem coisa melhor do que receber carinho?

Sou Grato por ter iniciado uma nova série, me mantendo entretido e afastando o pensamento das coisas que me afligem

Sou Grato por ter cumprido pequenas obrigações que eu estava procrastinando há bastante tempo.

Sou Grato por ter me sentido um pouco mais confortável com coisas que preciso lidar em um futuro próximo e que me geram ansiedade.

Sou Grato pela minha capacidade de locomoção não estar comprometida e eu poder fazer tudo o que é preciso com autonomia.
16/01/2021

Sou Grato por ter saído para comprar pequenas coisas que me eram necessárias, pois eu precisava de um tempo para arejar.

Sou Grato por toda a gordura que eu ingeri, sem pena alguma.

Sou Grato por recuperar o sono que eu perdi.

Sou Grato por me sentir atraente, não é sempre que acontece.

Sou Grato por não ter ficado sozinho, estando à beira do desespero.


17/01/2020

Sou Grato por voltar a um lugar que me traz muitas saudades, sem ser em sonho.

Sou Grato por ter conseguido consertar potenciais erros antes que eles fossem cometidos.

Sou Grato pela boa memória que tenho.

Sou Grato pela minha ansiedade ter evaporado.

Sou Grato por estar em casa e poder respirar sem uma máscara angustiante.


18/01/2020

Sou Grato por ter tido uma fagulha de certeza em meio ao frio do desconhecido.

Sou Grato por ter ocupado minha cabeça com coisas que me curam, e não, que me ferem.

Sou Grato por todo o descanso terapêutico que experienciei.

Sou Grato por entender que nem tudo nesse mundo é gratiluz e eu não preciso agradecer sempre pelas coisas ruins que acontecem na minha vida, mas também...

Sou Grato por diferenciar o que é 100% ruim do que é somente ruim à primeira vista, mas que no final, me traz bons resultados.


19/01/2020

Sou Grato pela visita inesperada de uma pessoa que eu amo muito.

Sou Grato pela conclusão de um texto que há muito estava pendente.

Sou Grato por ter muitos privilégios, mesmo que eu não consiga reconhecer todos eles.

Sou Grato por continuar me esforçando a dar um pouquinho de meu amor a todes que conheço.

Sou Grato por me sentir melhor e por ter noção de que tenho de aproveitar esse tempo, pois não vai durar para sempre.


20/01/2020


Sou Grato pelo que esta data representa para mim.

Sou Grato por continuar escrevendo para curar a mim e aos que me leem, mesmo não tendo visibilidade alguma.

ou Grato por eu me lembrar de incluir minhas recentes atribuições ao Currículo Lattes, pois algum dia, isso vai fazer diferença.

Sou Grato por me sentir suficiente para comigo mesmo, algo que não ocorre com frequência.

Sou Grato pela preocupação que eu tenho de passar uma mensagem positiva às pessoas no máximo de tempo possível e fazer a minha existência valer a pena, pois assim como eu precisei de luz no passado, outros estão precisando de luz no agora.


21/01/2020

Sou Grato por ter adquirido produtos que eu estava precisando.

Sou Grato por mais um dia de boas vibes.

Sou Grato pelos meus fones de ouvido, pois sem eles, eu não poderia rebolar até tarde.

Sou Grato por fazer todos os exercícios que eu precisava fazer, mesmo não estando com disposição.

Sou Grato reaproveitar pedaços de arte descartada para dar enredo a uma nova obra.


22/01/2021

Sou Grato por achar coisas para me entreter, caso contrário, eu já teria perdido a cabeça.

Sou Grato pela criatividade do diretor e dos roteiristas que fazem todas essas séries maravilhosas que eu assisto. Sem eles, minha vida seria mais cinza.

Sou Grato por saber identificar uma treta de longe e correr para não me envolver.

Sou Grato por, após praticamente um ano, desempacar uma narrativa que havia morrido na primeira temporada.

Sou Grato pela internet que pago fielmente todos os meses, pois ela me mantém entretido o suficiente para não entrar em (mais) uma crise existencial.
23/01/2020

Sou Grato por hoje ser sábado, um dia que eu tiro só para mim.

Sou Grato por ser noite e a minha piscininha de plástico ainda estar quente.

Sou Grato por comer muita porcaria em um momento único com as três pessoas mais importantes pra mim.

Sou Grato por estar suficientemente distraído daquilo que me aflige.

Sou Grato por ficar sozinho por bastante tempo, pois eu amo o silêncio.


24/01/2020

Sou Grato por ter passado o período de uma semana mais eterno da minha vida.

Sou Grato pelo exuberante pôr-do-sol de hoje, que só pode ser visto assim aqui da Terra.

Sou Grato pela comida que me fazia falta no estômago e agora não faz mais.

Sou Grato por poder relaxar depois de me exaurir completamente.

Sou Grato pela minha cabeça não estar nem um pouquinho doendo depois de horas fazendo uso dela.


25/01/2021

Sou Grato por conversar com outras pessoas, pois vivo isolado de tudo e de todos e sinto falta de uma boa interação.

Sou Grato por ter certeza de uma coisa, mesmo sem ter certeza, e isso ter me deixado de fora de uma grande confusão.

Sou Grato por me sentir calmo, como eu deveria estar me sentindo há muito tempo.

Sou Grato por levar todas as dificuldades numa boa, mesmo que eu tenha que recomeçar de novo e de novo.

Sou Grato por finalmente conseguir trocar a impaciência pela criatividade.


26/01/2021


Sou Grato pela água da chuva que enche as piscinas de graça.

Sou Grato por ter adiantado muito trabalho em pouco tempo.

Sou Grato por dar prioridade às coisas que me fazem bem, e não o contrário.

Sou Grato por ter escolhido ficar em casa, pois eu tinha a intuição de que minhas tarefas renderiam.

Sou Grato pelo isqueiro que foi comprado, pois sem o fogo, o homem não passa de um primata qualquer.


27/01/2021

Sou Grato por retomar assuntos de Física dos quais as vida prática da sociedade criada pelo homem e seu conjunto de leis, insistem em me afastar.

Sou Grato pela chuva ter estiado no momento certo, possibilitando o retorno à minha casa.

Sou Grato por todo o tempo ocioso que a vida me reservou neste momento caótico em que estamos vivendo.

Sou Grato por ser diferente das demais pessoas e não viver preso a concepções meramente impensadas.

Sou Grato por ainda ser capaz de acreditar na humanidade, mesmo tendo me cansado de quebrar a cara com a ingenuidade do povo.


28/01/2021

Sou Grato pelo poder que 10 reais pode ter em um dia de chuva.

Sou Grato pela luz ter acabado apenas durante uns 5 minutos. Nem isso.

Sou Grato por, mesmo sem vontade, ter me forçado a realizar minhas tarefas diárias até que os objetivos fossem cumpridos.

Sou Grato pelos momentos de fofura protagonizados por meus animais de estimação, pois só quem tem um pet sabe o que é amor verdadeiro.

Sou Grato por um treino que deveria ser chato ter sido divertido e diferenciado.


29/01/2021

Sou Grato pelo lembrete materno de carregar um guarda-chuva.

Sou Grato por sentir que todo o meu esforço está dando resultado.

Sou Grato por cumprir minhas obrigações mais cedo e assim, poder descansar por mais tempo.

Sou Grato me impedir de pensar no futuro, quando comecei a fazê-lo, evitando assim ansiedade e decepção.

Sou Grato pela mitologia grega, que nas mais viajadas histórias, me mostrou como o amor anda lado a lado com a guerra.


30/01/2021

Sou Grato por dormir até tarde e ninguém me julgar por isso.

Sou Grato por fazer uma caminhada, que há tanto tempo eu não fazia.

Sou Grato por matar a saudade daquilo que me fazia falta.

Sou Grato por não desistir, mesmo quando estava sem vontade alguma de continuar.

Sou Grato por continuar sobrevivendo, apesar das adversidades que tornam tudo incerto.


31/01/2021

Sou Grato por encontrar opções para o que não havia alternativa.

Sou Grato por ter sempre alguém para me lembrar que devemos dar tempo ao tempo, por mais ódio que o meu coração imediatista tenha dessa frase.

Sou Grato pelos meus sonhos terem voltado a se fazer presentes diariamente, após um período de luto devido à derrota.

Sou Grato por não parar de agradecer, mesmo quando a vida não me dá razões para tal.

Sou Grato por todas as boas notícias que vieram este mês, após um ano de muita tragédia e desgosto.


Fevereiro / 2021

01/02/2021

Sou Grato pelo pão quentinho, pois independente da sua religião, ele é sagrado.

Sou Grato por gastar meu tempo conversando ao vivo com pessoas, e não através da tela de um celular.

Sou Grato por continuar inspirado, mesmo estando há muito tempo em uma mesma história.

Sou Grato por voltar com minha página de pessoas, para poder espalhar boas palavras àqueles que necessitam.

Sou Grato pelo sabor da minha criatividade na cozinha.

02/02/2021

Sou Grato por fazer sobrar tempo.

Sou Grato por usar o tempo que sobrou para fazer uma coisa extra, que não estava nos meus planos.

Sou Grato por não ter ferrado nenhum compromisso ao perder o horário.

Sou Grato por não estar me sentindo sufocado, ainda, mas também por já estar me precavendo caso isso aconteça.

Sou Grato pelo silêncio da noite, que me traz mais sensação de felicidade do que em qualquer outro momento do dia.


03/02/2021

Sou Grato pela carona de bom grado que me socorre em momentos difíceis.

Sou Grato pelo filme que assisti, cultura que nem todos têm acesso.

Sou Grato pelos bens de consumo outrora em falta, agora em abundância.

Sou Grato pela chuva que renova a esperança do fim do aquecimento global.

Sou Grato pelo fim de um problema técnico com meu despertador, pois os problemas parecem simples quando se obtém conhecimento acerca dos mesmos, e obter conhecimento é libertador.

04/02/2021

Sou Grato pelo conserto de um bem estragado.

Sou Grato por acordar mais cedo e aproveitar um poquito a más do dia.

Sou Grato por finalizar um projeto que requereu muito do meu tempo.

Sou Grato por, na insuficiência do mal feito, ter me esforçado para melhorar.

Sou Grato por mais um dia de paz e mais uma noite de silêncio.


05/02/2021

Sou Grato por calcular e me forçar a escrever a semana inteira, para que hoje eu tivesse uma folguinha das minha obrigações artísticas.

Sou Grato por comer exatamente o que eu gosto, só que numa versão mais saudável.

Sou Grato por um rádio toca-CDs que me permite ouvir físicos incríveis no volume máximo, coisa que as mais novas gerações JAMAIS vão entender.

Sou Grato por terminar mais uma semana bem exercitado.

Sou Grato por não me vender e escrever sobre amor romântico, pois existem pautas muito mais importantes do que o que as minhas partes baixas estão sentindo.


06/02/2021

Sou Grato por ainda me emocionar assistindo Interelestar.

Sou Grato por fazer uma caminhada e me sentir vivo de novo.

Sou Grato pelo almoço de vó que eu tive hoje, preparado com amor e sem esperar nada em troca.

Sou Grato pelas músicas em inglês que eu sei e amo cantar, independente do que o povo pensa. Conhecer outra língua é minha liberdade, conhecer outra língua é minha prisão. Mas eu não me contenho em função deste cárcere mental advindo de uma coisa que me liberta, como saber um idioma diferente de todos ao meu redor, como pregava Sartre.

Sou Grato por poder pagar minhas obrigações em dia, mesmo que eu já tenha recusado aceitar este dinheiro no passado.


07/02/2021

Sou Grato pelo meu machucado não ter me incomodado e impedido de caminhar.

Sou Grato por, no tédio de domingo, eu conseguir ir e vir livremente, coisa que nem sempre é possível.

Sou Grato por uma carona que me poupou do sol e de outras contingências, reservando-me também tempo.

Sou Grato pela chave reserva, que novamente salvou minha vida.

Sou Grato por ainda me sentir atraente.


08/02/2021

Sou Grato por ter conseguido uma companhia em meus exercícios.

Sou Grato pela gravidade de Júpiter, que atrai todos os tipos de detritos espaciais e, portanto, já nos protegeu de muitos impactos sem que nem sequer soubéssemos.

Sou Grato por, mesmo na dificuldade, ainda dispor de minhas faculdades mentais e capacidades físicas.

Sou Grato por fazer coisas que não estavam em meus planos, na tentativa de sentir um pouquinho mais útil.

Sou Grato por não saber mais o que ser grato por e mesmo assim continuar agradecendo diariamente.


09/02/2021

Sou Grato por saber que farei uma criança feliz com meus antigos brinquedos.

Sou Grato por uma caminhada que me salvou do estado colapsante da mente em que eu me encontrava.

Sou Grato por uma invenção sem precedentes na história da minha vida: bolacha água e sal com mel.

Sou Grato por, estando na pior, eu arquitetar um plano para não passar o fim de semana sozinho.

Sou Grato por saber identificar que minha saúde mental não está indo por um caminho legal, de modo a me policiar mais sobre o que eu penso ou faço.


10/02/2021


Sou Grato pelo meu gato que sobe para dormir na minha cama, protagonizando muitos momentos de fofura que aquecem o meu coração.

Sou Grato por sempre conseguir fazer amigos, aonde quer que eu vá.

Sou Grato por me sentir protegido e acolhido dentro do meu lar.

Sou Grato por ter um quarto só para mim e, nele, poder me distanciar do mundo.

Sou Grato por mais um dia de saúde.


11/02/2021


Sou Grato por permitir a mim mesmo me manter ocioso em tempos de chuva e preocupação.

Sou Grato por conseguir fazer tudo o que estava ao meu alcance, de momento, para tentar melhorar minha vida

Sou Grato por ter alguém que está sempre lá por mim, me ajudando com o que é preciso para que eu possa progredir e evoluir.

Sou Grato por ter a oportunidade de comer panquecas na janta de hoje. Queria que todo mundo pudesse experimentar minha versão com proteína de soja algum dia.

Sou Grato por todo o fan service que foi despejado sobre mim hoje, fazendo eu me sentir animado com os meses que estão por vir e me ajudando a não desistir.


12/02/2021


Sou Grato Por cumprir com minhas obrigações dentro do prazo.

Sou Grato Por assistir filme na Netflix com minha mãe.

Sou Grato Por ter tido a última companhia de uma pessoa antes que ela viajasse para longe.

Sou Grato Por todas as pessoas que tornaram o dia de hoje possível, começando pelos responsáveis pelo design, pelo plástico da embalagem do que eu comi hoje, por exemplo.

Sou Grato Por ter dado a mim mesmo um tempo para relaxar depois de várias semanas servindo a uma causa pessoal.


13/02/2021


Sou Grato Por me sentir mentalmente estável depois de uma semana tempestuosa.

Sou Grato Por fazer uma atividade física que muito me agrada e me deixa feliz.

Sou Grato Por sair, depois de uma década de quarentena, para jantar.

Sou Grato Por gastar justamente a quantidade de dinheiro que eu poderia gastar para me manter financeiramente bem este mês.

Sou Grato Por passar a noite com uma ótima companhia, e não sozinho, como previsto.

14/02/2021


Sou Grato Por ter pessoas que cozinham de coração para mim, que não como carne.

Sou Grato Por ter recuperado durante o dia o tempo que eu não domi à noite.

Sou Grato Por não ter saído de casa, pois minutos depois, começou uma chuva forte.

Sou Grato Por me esbaldado comendo leite condensado. Este detalhe me manteve em casa e me poupou da chuva do item anterior.

Sou Grato Por ressuscitar meus antigos videogames para jogar.


15/02/2021


Sou Grato Por uma oportunidade inesperada de me divertir.

Sou Grato Por ter me esforçado ao máximo em meu treino hoje.

Sou Grato Por receber um abraço que eu estava esperando desde a semana passada.

Sou Grato Por, depois de voltar cansado para casa, ainda ter feito várias tarefas.

Sou Grato Por eu ter conseguido transformar o que antes parecia-se com um dia ruim em um dia alegre e divertido.


16/02/2021


Sou Grato por descansar bastante após um excesso de esforço físico do dia anterior.

Sou Grato por ter feito uma coisa que eu não gosto na companhia de outra pessoa, pois dessa maneira, sinto que o desgosto é menor.

Sou Grato por ver bastante gente hoje, coisa que eu não estou mais acostumado a ter em minha vida, e sinto falta.

Sou Grato por me arriscar a perguntar uma coisa que eu precisava saber, mas estava com vergonha.

Sou Grato por sempre encontrar meios de expressar meus sentimentos através da arte, mesmo quando eu não consigo dizê-los em voz alta.
17/02/2021

Sou Grato pela raiva que eu sentia ter passado.

Sou Grato por não precisar ter me locomovido para ter tido um tempo com alguém que me é importante.

Sou Grato por estar revivendo aos poucos, uma parte de mim que eu havia abandonado.

Sou Grato por não precisar gastar dinheiro todos os dias para continuar existindo.

Sou Grato por me questionar sempre sobre o que é real e o que é matrix.


18/02/2021

Sou Grato por saber que não adianta eu ficar com raiva sempre que as coisas não saem do jeito que eu quero.

Sou Grato por ter chegado ao lugar certo, na hora certa.

Sou Grato por fazer render uma obrigação da qual não gosto.

Sou Grato pelo prazer de comer pão com ovo frito depois de horas na academia.

Sou Grato por ter maratonado uma ótima série em um dia, oportunidade essa que poucos têm devido à correria que é a vida no Século XXI.

19/02/2021

Sou Grato por ter tido uma tarde incrivelmente feliz.

Sou Grato por saber que felicidade demais pode gerar futuramente tristeza demais, e por isso, mantenho-me sempre preparado para a queda.

Sou Grato por ter chegado no exato horário que eu cheguei a um local, pois se tivesse demorado um minuto a mais, a fila estaria gigante.

Sou Grato pela presença de uma pessoa muito importante para mim em atividades diárias.

Sou Grato por ser fã e com isso, pertencer a grupos de pessoas que compartilham do mesmo amor por música e arte.

20/02/2021

Sou Grato por, na impossibilidade de continuar caminhando de sapatos, poder tirá-los e andar descalço.

Sou Grato por sempre ter alguém para me socorrer.

Sou Grato pelo que eu pensei que seria um assalto não ser nada demais.

Sou Grato por me divertir bastante, mesmo estando fisicamente cansado.

Sou Grato por receber de bom grado um item alimentício que estava faltando aqui em casa.


21/02/2021

Sou Grato por ter onde almoçar e alguém para fazer companhia.

Sou Grato por ter tido a ideia de me locomover de bicicleta, e não a pé no sol quente.

Sou Grato por poupar meus pés machucados graças à ideia do item anterior.

Sou Grato por ter tido bastante tempo com pessoas muito especiais pra mim.

Sou Grato por não ter passado mais que alguns minutos sozinho hoje.


22/02/2021

Sou Grato por uma gentileza a mim ofertada. (Por terem sido gentis comigo)

Sou Grato por me acordar sentindo a poesia transbordando meu ser.

Sou Grato por me manter ocupado, longe de pensamentos tristes.

Sou Grato por ser fã, pois não há nada melhor que amar alguma obra de arte criada por outra(s) pessoa(s).

Sou Grato por mudar de planos em cima da hora e me esforçar para que tudo seja entregue dentro do prazo.

23/02/2021

Sou Grato por não ter desistido de meus objetivos por preguiça.

Sou Grato por me alimentar não apenas fisicamente, mas também intelectualmente com questões sociais pertinentes, na academia.

Sou Grato por conseguir transformar um sonho muito louco em uma narrativa de 3 partes.

Sou Grato por não ter ficado com medo da noite.

Sou Grato por ter descoberto que as coisas que eu posto deixam o dia de algumas pessoas melhor.



24/02/2021

Sou Grato pelos meus medos não serem reais fora da minha cabeça.

Sou Grato por ter gasto meu tempo com a coisa certa.

Sou Grato por meio que ter resolvido um perrengue que me preocupava.

Sou Grato pelas pessoas que compõem a alegria do meu dia. Sem elas, que sentido teria a minha vida?

Sou Grato por sempre receber de presente favores dos quais não preciso solicitar.



25/02/2021

Sou Grato por um tempo de espera ter sido diminuído.

Sou Grato por me cercar apenas das pessoas certas em minha vida.

Sou Grato por, mesmo sabendo que hoje seria um dia de expiações, seguir firme e calmo em frente.

Sou Grato por fazer poder gentilezas para os outros sem esperar nada em troca.

Sou Grato por ajudar a quem precisa, mesmo que cedendo quase nada de minha parte.


26/02/2021

Sou Grato pela imaginação dos outros me fazer feliz.

Sou Grato por aproveitar bem o meu último dia antes da reclusão.

Sou Grato por passar bastante tempo com as pessoas que eu gosto, fazendo aquilo que eu gosto.

Sou Grato por entrar em sinergia com a inspiração dos outros para me sentir criativo outro vez.

Sou Grato por ser exatamente quem eu sou e estar exatamente aonde estou no dia de hoje.


27/02/2021

Sou Grato por ter muitos afazeres pela frente em uma semana de lockdown, caso contrário, eu estaria louco.

Sou Grato por começar a conviver com a ideia de que devo me conformar com as coisas que, sozinho, não posso mudar, pois assim, sinto mais estável emocionalmente.

Sou Grato por sempre haver um jeito de adaptar as coisas para que eu consiga usufruir melhor delas.

Sou Grato por me comprometer a transmitir mensagens de alegria e superação para as pessoas na internet, mesmo que eu esteja me sentindo mais para baixo impossível.

Sou Grato por identificar pessoas tóxicas e me afastar lentamente delas, sem fazer nenhum escarcéu.


28/02/2021

Sou Grato por recuperar um sono que eu nem sabia que havia perdido.

Sou Grato por me perder e me encontrar no mesmo instante.

Sou Grato por saber que se eu cheguei até aqui só com os recursos que eu tenho, então eu ainda posso ir adiante com eles.

Sou Grato por sempre ter alguém a quem pedir conselhos.

Sou Grato por passar o maior tempo possível com as pessoas que amo, antes que a vida (ou a morte) nos separe.

Março/2021


01/03/2021
Sou Grato por ter feito muito em pouco tempo.
Sou Grato por ter criado uma versão aperfeiçoada de um prato que eu amo.
Sou Grato por ter ganho alguns gramas de queijo, pois sem isso, o prato ficaria incompleto.
Sou Grato pela segunda se parecer com um domingo, mas não um daqueles domingos fúnebres, e sim, um feliz.
Sou Grato por sair na rua e poder ver o sol se pondo novamente, sem medo do escuro.

02/03/2021
Sou Grato por escapar da chuva, até porque, os trovões eram alarme falso e não choveu até agora.
Sou Grato por ter conseguido espantar a sensação de horror que eu tive ao assistir um filme macabro.
Sou Grato por, mesmo sem saber o que fazer da vida, continuar acreditando em um futuro melhor.
Sou Grato por poder estar em casa neste momento severo de pandemia.
Sou Grato por sempre persistir em meus objetivos até que eles surtam resultados. Hoje surtiu.

03/03/2021

Sou Grato por saber distinguir o que foi decisão dos outros e o que é decisão minha.
Sou Grato por abrir mão de fazer uma coisa que só faz sentido pra mim, para passar um tempo com alguém que precisava.
Sou Grato por reconhecer meus erros e admitir que já fui vilão em algum momento da existência.
Sou Grato por sempre lutar pela vida e tentar incentivar que os outros também lutem.
Sou Grato por poder poupar outras pessoas de esforços desnecessários, voluntariando-me para fazê-los.


04/03/2021
Sou Grato pelas pessoas que se importam comigo.
Sou Grato por esta ser uma data muito especial para mim e o fato de isso ser importante, foi graças a mim mesmo.
Sou Grato por ainda me emocionar com histórias fictícias, pois isso demonstra que eu consigo sentir compaixão e empatia pelos outros, mesmo que sejam só atores representando um papel.
Sou Grato por escrever pensando naqueles que sofrem, assim como eu.
Sou Grato por me fazer saber esperar.

05/03/2021
Sou Grato por conseguir realizar uma grande quantidade de tarefas repetitivas e burocráticas.
Sou Grato pelo som da chuva, que me acalma.
Sou Grato por sonhar com um futuro melhor.
Sou Grato por me acordar todos os dias e perceber que sou/estou saudável.
Sou Grato por perceber que a vida é muito mais dar do que receber.


06/03/2021
Sou Grato por me sentir amado.
Sou Grato por ter tomado banho antes de faltar água.
Sou Grato pelo abastecimento de água voltar na hora certa.
Sou Grato por poder introduzir meus universos fantásticos a outras pessoas.
Sou Grato por ter pessoas que se preocupam comigo ao meu redor, ainda que poucas.


07/03/2021
Sou Grato por ver pessoas humildes conquistando o sucesso com o suor de seu trabalho.
Sou Grato por cada grão de arroz que eu ingeri e que foi plantado, processado, embalado, vendido, revendido e comprado por terceiros.
Sou Grato pela sociedade humana, que é cheia de defeitos, mas que ainda nos possibilita uma existência mais simples graças ao desenvolvimento de tecnologias.
Sou Grato pela declaração explícita e com todas as letras de que alguém se pôs no meu lugar e avaliou a situação através dos meus olhos.
Sou Grato por conseguir o que eu queria sem precisar fazer o que eu não queria.


08/03/2021
Sou Grato por me sentir cuidado.
Sou Grato por estabelecer uma possibilidade de equilíbrio mental a partir de hoje.
Sou Grato por me sentir em paz com a decisão que eu tomei.
Sou Grato por ter ciência de que na vida, não estamos em nenhuma extremidade, mas em algum ponto no meio.
Sou Grato por buscar me aprimorar todos os dias, ainda que nada eu possa fazer, para mudar a minha situação.


09/03/2021
Sou Grato por me exercitar na companhia da pessoa mais importante na minha vida.
Sou Grato pelos meus gatos, que sempre me presenteiam com sua fofura transcendental.
Sou Grato por desenterrar histórias antigas na tentativa de encontrar algo útil para o momento.
Sou Grato por me empenhar em fazer um flop virar top.
Sou Grato por retribuir anos e anos de cuidado. Agora é a minha vez.

10/03/2021
Sou Grato por, mesmo com preguiça, me levantar e praticar meus exercícios diários.
Sou Grato por dar continuidade a algo que eu havia parado no meio do caminho.
Sou Grato pela excelência em histórias de fantasmas, que nos fazem refletir sobre o que nos torna vivos.
Sou Grato por ver o esforço nos olhos do próximo, tentando me agradar.
Sou Grato por, ao pegar chuva, ter onde me abrigar.

11/03/2021
Sou Grato por dormir como uma princesa hoje.
Sou Grato por, mesmo com tantas interrupções, chegar ao fim daquilo que eu pretendia fazer.
Sou Grato por receber o alerta de um amigo.

12/03/2021
Sou Grato por um dia leve e despretensioso como hoje.
Sou Grato pelas companhias que tive.
Sou Grato por ver os muros se erguerem.
Sou Grato por caminhar e me sentir livre, na minha música.
Sou Grato por poder ajudar outrem, mesmo estando triste, com pequenos atos.



13/03/2021
Sou Grato por receber amor e carinho das mais variadas formas ao longo do dia.
Sou Grato por curtir o finzinho do verão antes que tudo fique demasiado frio.
Sou Grato por resolver as coisas, mesmo tendo que ceder.
Sou Grato por acabar com o clima ruim.
Sou Grato pela sua presença ter se tornado essencial e concreta.

14/03/2021
Sou Grato por ir e vir em segurança.
Sou Grato por ter a sensação de que A justiça foi feita.
Sou Grato por sorrir, chorar, correr, pular, cantar, gritar, me emocionar com as apresentações de hoje à noite.
Sou Grato por pedir perdão.
Sou Grato por sentir a vitalidade fluindo por todo o meu corpo.


15/03/2021
Sou Grato por conceder a mim mesmo uma pausa para relaxar.
Sou Grato por não me conformar com a desigualdade e todas as coisas ruins que acontecem no mundo, pois se eu me calasse, teria admitido submissão.
Sou Grato por sentir a calmaria depois da tensão.
Sou Grato pelos dias passarem voando.
Sou Grato pelo meu amor à caminhada.


16/03/2021
Sou Grato por ter pessoas que torcem pelo meu sucesso.
Sou Grato por saber que hoje seria um dia repleto de mazelas e trabalhar nisso ao longo da data.
Sou Grato por dar uma segunda chance a algo que não havia me agradado de primeira, afinal, como é bom mudar de opinião.
Sou Grato por ser rápido e ver coisas enviadas por engano, antes que elas fossem apagadas. Kkkkkk 😈 (pela primeira vez que me enviam uma nude sem querer).
Sou Grato pelo barulho da chuva desabando na calmaria da noite, para combinar com o meu estado de espírito.


17/03/2021
Sou Grato por começar diferente.
Sou Grato por dizer basta para o que me afligia.
Sou Grato pelo dia ser rapidamente engolido pela noite, pois é quando me sinto mais livre.
Sou Grato por me julgar menos, pelo menos hoje.
Sou Grato por cada grão de alimento que eu tenho o privilégio de por na boca.


18/03/2021
Sou Grato por continuar fazendo algo por mim, mesmo quando parece que ninguém mais se importa.
Sou Grato por me programar para reduzir o tempo de finalização de uma tarefa em meus projetos pessoais.
Sou Grato pelos dias passarem voando.
Sou Grato por encontrar registros antigos de quem eu era e como eu me sentia.
Sou Grato por preparar um combo de textos para divulgar publicamente.

19/03/2021
Sou Grato por criar minha própria rotina de atividades físicas e me sentir bem com isso.
Sou Grato por gastar horas envolvido em uma ficção, quando não se há nada a fazer pela realidade.
Sou Grato por ter voltado em casa e pego uma roupa mais comprida.
Sou Grato por ter longas conversas sobre música.
Sou Grato por saber que tenho alguém para trocar figurinhas quando o assunto é manutenção da própria saúde mental.



20/03/2021
Sou Grato por não ficar só.
Sou Grato por me sentir confortável de uma maneira que eu não me sentia antes.
Sou Grato pela oportunidade de juntar uns ingredientes e inventar um lanche sensacional no meio da noite.
Sou Grato por me sentir perfeitamente encaixado em um abraço.
Sou Grato por ir até o final e concluir o que eu achei que não teria coragem de continuar.


21/03/2021
Sou Grato por me sentir seguro e não baixar a guarda.
Sou Grato por dormir e recuperar o sono perdido.
Sou Grato por admirar o silêncio e a calmaria da solitude.
Sou Grato por poder sentir diversos sabores e ter a oportunidade de prová-los.
Sou Grato por me pegar lembrando dos bons momentos e revivendo-os na imaginação.



22/03/2021
Sou Grato pelo outono, que vem na hora certa a nos oferecer novas perspectivas.
Sou Grato por aprender a valorizar mais a vida que eu tenho.
Sou Grato pela minha vó.
Sou Grato por me voluntariar a fazer pequenas ações para melhorar o dia de outras pessoas.
Sou Grato por me empenhar naquilo que faço.



23/03/2021
Sou Grato por terminar tudo o que eu havia proposto a fazer.
Sou Grato por poder passar esse dia cinza, frio e chuvoso no conforto da minha casa.
Sou Grato por me permitir viver de emoções.
Sou Grato por todo o amor que a mim, hoje foi dado.
Sou Grato por começar a pensar diferente.



24/03/2021
Sou Grato por me regrar sempre.
Sou Grato por aprender que o mais difícil sempre é começar.
Sou Grato por fazer alguém grato com minhas recomendações.
Sou Grato pela minha família estar segura.
Sou Grato por toda dor sempre desaparecer.


25/03/2021
Sou Grato por elencar e dar sentido ao que antes estava desconectado.
Sou Grato por continuar me esforçando, mesmo que a empolgação de hoje não seja a mesma de ontem.
Sou Grato por cumprir certinho com toda a burocracia.
Sou Grato por certas coisas caírem no esquecimento.
Sou Grato por me dar conta que todo o meu estilo de vida se baseia na escrita.



26/03/2021
Sou Grato por mergulhar de vez em quem eu fui dez anos no passado e retirar o melhor disso.
Sou Grato por adiantar coisas que eu preciso fazer no futuro antes que as ideias se esvaiam de minha cabeça.
Sou Grato por acordar um pouco mais cedo e auxiliar alguém que precisava de minha ajuda.
Sou Grato pelo susto ter sido apenas isso: um susto.
Sou Grato por fazer além do que era previsto para o dia.



27/03/2021
Sou Grato pelo sabor, mesmo que o meu prato tenha desandado e ficado feio.
Sou Grato por tirar uma ótima foto para guardar de recordação.
Sou Grato por me sentir tão acolhido.
Sou Grato por amar cada minuto na companhia de quem me faz feliz.
Sou Grato por toda comida que eu pude me deliciar com.



28/03/2021
Sou Grato por agradar um pouquinho a cada um.
Sou Grato por oferecer minha mão de obra na cozinha.
Sou Grato pelo sol e por poder aproveitá-lo.
Sou Grato por já começar o dia deixando tudo quitado.
Sou Grato por estar me sentindo tão racional ultimamente.



29/03/2021
Sou Grato pela vida estar normalizando de novo.
Sou Grato por voltar a fazer coisas que eu gosto.
Sou Grato por encerrar um texto que precisava ser terminado.
Sou Grato pelo meu lar ser formado por pessoas, pessoas as quais eu sempre poderei voltar.
Sou Grato por obter outra visão da vida, a partir do momento que deixei de me preocupar com os problemas.



30/03/2021
Sou Grato por começar o dia da melhor forma possível.
Sou Grato por ter recebido uma surpresa muitíssimo positiva.
Sou Grato por ter recuperado a minha confiança.
Sou Grato por provar novamente que eu posso chegar aonde eu quiser, basta eu me esforçar.
Sou Grato pelas pessoas que me incentivaram estarem certas sobre o meu potencial.


31/03/2021
Sou Grato por voltar no tempo e consertar escrituras que se tornaram ilegíveis.
Sou Grato por fazer uma faxina necessária.
Sou Grato por desenterrar uma história a qual os fãs não dão muita bola, mas que pra mim, foi épica.
Sou Grato por me divertir sem precisar de muito.
Sou Grato por sempre contar com a fantasia pra me salvar da realidade.

 

Abril/2021


01/04/2021
Sou Grato por ter jogo de cintura para desemaranhar tantos nós.
Sou Grato pela minha dor não afetar o meu desempenho.
Sou Grato por ninguém ter feito comigo alguma brincadeira sem graça de primeiro de abril.
Sou Grato pelo mês em que as coisas finalmente vão se movimentar na minha vida (se Deus quiser!) ter começado.
Sou Grato por finalmente, depois de muito tempo, sentir que eu sou suficiente, estando na posição que eu estou, do jeito que a minha vida está.


02/04/2021

Sou Grato por me recuperar das lesões que tanto me incomodavam.
Sou Grato passar uma tarde fazendo companhia a outra alma solitária como a minha.
Sou Grato por dar uma pausa necessária para recuperar o ritmo perdido.
Sou Grato por fazer o dia render o dobro.
Sou Grato por ter algo no que acreditar.


03/04/2021
Sou Grato por perceber uma tentativa de reaproximação.
Sou Grato por tudo o que eu ganhei, mesmo achando não merecer.
Sou Grato por dividir um pouquinho do meu tempo com cada um que precisava dele.
Sou Grato por ajudar da forma que posso.
Sou Grato por terminar o dia fazendo algo que eu queria ter feito desde o começo.


04/04/2021
Sou Grato por ter tido uma páscoa feliz.
Sou Grato por resolver minhas obrigações logo no começo do dia, livrando-me pelo resto do domingo.
Sou Grato por me divertir tanto revisitando histórias que um dia escrevi.
Sou Grato por passear de carro ouvindo música, depois de horas confinado em casa.
Sou Grato por ainda ter esperança de que a minha situação vai mudar.


05/04/2021
Sou Grato por terminar o que eu havia proposto.
Sou Grato por consertar um erro que eu havia cometido há 10 anos atrás e nem sequer sabia que tinha cometido.
Sou Grato por ter tido uma ideia maravilhosamente criativa no meio da noite.
Sou Grato por ir e voltar muito inspirado, sem deixar que a excitação para fazer o que precisava ser feito morresse no caminho.
Sou Grato por passar meu tempo sempre criando arte, mesmo nas pequenas coisas que as pessoas não dão valor.


06/04/2021
Sou Grato por minhas notas aumentarem para além do esperado.
Sou Grato por encontrar plenitude através da minha escrita.
Sou Grato por por em prática minha ideia maravilhosamente criativa.
Sou Grato por controlar minha ansiedade até a manhã.
Sou Grato por me desenvolver no que parecia tão sem graça à primeira vista.


07/04/2021
Sou Grato por acordar mais cedo e realizar as atividades domésticas que precisavam ser realizadas.
Sou Grato por, em alguns dias, me acordar mais propenso à gratidão do que em outros.
Sou Grato por ter descoberto uma falha minha antes que fosse tarde demais para consertar.
Sou Grato por me sentir forte no meu momento mais frágil.
Sou Grato por ser humano e poder aprender tudo o que venho aprendendo, tendo as experiências que venho tendo.


08/04/2021
Sou Grato por fazer algo de diferente.
Sou Grato por não me cobrar além daquilo que eu gostaria de fazer.
Sou Grato por tentar relaxar, mesmo a minha vida estando um caos.
Sou Grato por fazer companhia à pessoa com quem eu mais me importo em toda a existência.
Sou Grato por enxergar os prazeres da vida nas pequenas coisas.


09/04/2021
Sou Grato por tomar uma difícil decisão.
Sou Grato por estar mais tranquilo com relação à saúde de meus familiares.
Sou Grato por não desistir de uma história que estava dando trabalho para ser desenvolvida.
Sou Grato por recuperar minha confiança.
Sou Grato pelos últimos três anos, que me prepararam para o dia de hoje.


10/04/2021
Sou Grato por finalmente poder adquirir um bem material que estava me fazendo falta.
Sou Grato por não me calar quando uma pessoa de outra cidade acha que tem algum direito de opinar sobre a minha vida.
Sou Grato por estender a minha páscoa um pouquinho mais.
Sou Grato por fazer no sábado o que eu normalmente só precisaria fazer no domingo.
Sou Grato por poder usufruir de uma doação que eu sinceramente acredito que não merecia.


11/04/2021
Sou Grato por não precisar enfrentar a solidão hoje.
Sou Grato por passar o dia fazendo aquilo que gosto.
Sou Grato por chegar à conclusão de que vivo em uma relação mútua. Comemoramos as situações boas e nos ajudamos nas ruins.
Sou Grato pelos meus ferimentos decorrentes de uma queda terem sido leves.
Sou Grato por estar envolto de gentilezas feitas por pessoas que me amam.


12/04/2021
Sou Grato por sentir que encontrei alguém que eu posso dizer que me ama.
Sou Grato por sonhar que estava voando mais uma vez.
Sou Grato por trazer do mundo dos sonhos ao acordar, a leveza que é necessária para voar.
Sou Grato por vencer a preguiça.
Sou Grato por trabalhar um ponto meu que precisa ser desconstruído através da criação e desenvolvimento de personagens.

13/04/2021
Sou Grato por terminar o que estava incompleto.
Sou Grato por retomar o que estava em pausa.
Sou Grato por ouvir uma voz que me tranquiliza.
Sou Grato por receber de presente ótimos bolinhos de arroz.
Sou Grato por nem perceber o tempo passar enquanto fazia os piores exercícios.


14/04/2021
Sou Grato por me sentir inspirado para algumas coisas, embora desmotivado para outras.
Sou Grato por finalmente postar uma expressão artística que estava de molho, esperando para ser postada.
Sou Grato por sentir tudo o que eu sinto quando estou escrevendo.
Sou Grato por me empenhar na criação e manutenção do meu próprio mundo imaginário.
Sou Grato por superar a emoção negativa que eu mesmo atraí, ao me colocar no lugar de um personagem fictício.


15/04/2021
Sou Grato pelas circunstâncias me forçarem a perder o medo irracional que sinto em dirigir.
Sou Grato por ouvir minha música enquanto faço o que é preciso fazer.
Sou Grato por sair de casa um pouco mais cedo.
Sou Grato por, mesmo não tendo conseguido dormir direito, ainda assim ter dormido o suficiente.
Sou Grato por um help que a mim foi concedido.


16/04/2021
Sou Grato por ficar em primeiro lugar. Tava precisando disso para alimentar o meu ego.
Sou Grato por conseguir o que eu sempre quis.
Sou Grato por entender que mesmo chegando ao topo da sua definição de sucesso, a sua mente ainda vai achar coisas para ficar neurótica com.
Sou Grato por poder ajudar com minha força física.
Sou Grato por me sentir válido novamente.


17/04/2021
Sou Grato por receber uma visita inesperada.
Sou Grato por receber um cupom de desconto. Quem não seria grato por isso?
Sou Grato por comer algo diferente e ainda ter a possibilidade de incrementar o prato, deixando-o o mais completo possível dentro do vegetarianismo.
Sou Grato por saber que posso contar com a ajuda de veteranos naquilo que ainda sou novato.
Sou Grato por me sentir encaixado no abraço de quem me traz felicidade.


18/04/2021
Sou Grato pela minha casa estar finalmente segura.
Sou Grato por encontrar um documento que eu achei ter perdido.
Sou Grato por resolver todos os perrengues burocráticos antes da hora, para não dar problema.
Sou Grato por receber de graça daqueles que amo, o que para mim, custa muito.
Sou Grato por me sentir útil ajudando e ensinando a quem precisa.


19/04/2021
Sou Grato por enviar uma papelada necessária logo na virada da meia-noite, livrando-me de uma vez por todas.
Sou Grato por me adiantar no que certamente irá demorar.
Sou Grato por pessoas que eu não obrigado a gostar irem embora e desinfetar o espaço que temporariamente é meu.
Sou Grato por ter com quem fofocar e falar de assuntos calientes.
Sou Grato por retomar o meu estilo de vida que havia sido interrompido devido à pandemia.


20/04/2021
Sou Grato por nem sempre estar disposto a agradecer por tudo.
Sou Grato por vir em uma crescente de inspiração artística, pois sem ela, sou inútil.
Sou Grato por poder transmitir mensagens para aqueles que acompanham o meu trabalho.
Sou Grato por, mesmo não tendo um emprego, ainda trabalhar, deixando algo de valor para a sociedade, ainda que nem todos vejam dessa forma.
Sou Grato por sentir a arte de forma onipresente ao meu redor, como se me protegesse das vicissitudes desta sociedade cancerosa a todo momento, acolhendo-me como um deus protetor e cheio de amor.


21/04/2021
Sou Grato por estar mais paciente agora que tenho certeza do futuro.
Sou Grato por começar cedo a escrever coisas que vinham à minha cabeça, antes que as ideias se perdessem.
Sou Grato por reencontrar alguém que a pandemia havia afastado.
Sou Grato pela companhia de minha mãe nos exercícios diários.
Sou Grato por terminar uma fase e instantaneamente começar outra, em meus projetos particulares.


22/04/2021
Sou Grato por respirar ar puro depois de tanto tempo me afogando e sufocando.
Sou Grato por finalmente ter ocorrido um encontro que já deveria ter sido feito há muito tempo.
Sou Grato por uma pancada que eu levei na cabeça não ter sido séria.
Sou Grato por admitir para mim mesmo que talvez eu não tenha condições de sustentar os meus caprichos.
Sou Grato por aceitar a ideia de que ainda haverão muitos sacrifícios pela frente, mas que se eu viver um dia de cada vez, então eles nãos serão tão pesados.


23/04/2021
Sou Grato por receber muitas congratulações e alimentar o meu faminto ego.
Sou Grato pela espera ter valido a pena.
Sou Grato por me sentir bem quando recebo aprovação externa, embora eu saiba que isso seja um reflexo da minha dependência à opinião dos outros e só é bom quando eu estou por cima.
Sou Grato por eu ser eu mesmo, mas ainda saber que o pensamento de gerações anteriores e de situações do passado moldam a minha personalidade e a minha visão de mundo.
Sou Grato por ser avisado de coisas que possivelmente irão acontecer, ainda que eu não tenha gostado de ouvir tudo o que eu ouvi.


24/04/2021
Sou Grato por não ser mais o mal-educado que eu era no passado.
Sou Grato por sentir vergonha de meus erros, sinal que eu me tornei uma pessoa melhor.
Sou Grato por me apegar ao presente e querer vivê-lo intensamente.
Sou Grato por receber o que eu queria.
Sou Grato por chover pra valer enquanto eu estava desabrigado.


25/04/2021
Sou Grato por não deixar que algo que eu investi muito de meu tempo simplesmente fosse descartado.
Sou Grato por me forçar a voltar para aquilo que eu havia deixado para trás sem nenhum motivo.
Sou Grato por descobrir uma mina de ouro que só tem valor para colecionadores como eu.
Sou Grato por dividir meu tempo com pessoas que me querem bem.
Sou Grato por aceitar uma carona, mesmo que eu me sinta um pouco constrangido.


26/04/2021
Sou Grato por fazer 50 dias desde que eu tomei uma decisão drástica, porém sábia, em minha vida.
Sou Grato por afastar de vez as preocupações acerca de dinheiro em minha vida.
Sou Grato por enxergar a falsidade de longe.
Sou Grato por me envolver em projetos paralelos que me fazem feliz.
Sou Grato por ter construído tudo o que eu venho construindo há dez anos.


27/04/2021
Sou Grato por voltar atrás e agradecer pelos dias que fui ingrato.
Sou Grato por entrar oficialmente no modo inverno.
Sou Grato por me esforçar para voltar à ativa.
Sou Grato por transferir uma "obrigação" minha para outra pessoa.
Sou Grato por estar no conforto da minha casa aproveitando esse friozinho gostoso que está fazendo.


28/04/2021
Sou Grato por já começar o dia iluminado pela fofura dos meus animais de estimação.
Sou Grato por ter roupas mais quentes para vestir.
Sou Grato por não ter mais o que agradecer.


Moral da História: Coaching é uma MERDA!

Postar um comentário

0 Comentários